Mnemosyne infor-comunicativa: a possibilidade axiomática de construção de um conceito de memória para a Ciência da Informação

Autores

  • Luiz Eduardo Ferreira da Silva Universidade Federal do Pará
  • Bernardina Juvenal Freire de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente artigo tem por finalidade contextualizar o conceito de memória no universo da Ciência da Informação, uma vez que essa polissemia conceitual é marcada por variações que pervadem as trincheiras da sociedade. Desse modo, objetivamos apontar axiomaticamente um conceito de memória para a Ciência da Informação. Por meio de uma investigação teórica e de cunho bibliográfico, buscamos clarificar a possibilidade de um axioma nas entrelinhas da Ciência da Informação. Por conseguinte, a memória na Ciência da Informação poderá ser dissociada de uma interligação com a evocação da memória histórica (espaço e tempo), porque a memória da Ciência da Informação é revitalizada pelos traços informacionais através de uma memória potencial produzida, que se estrutura mnemonicamente nos contornos da sociedade através da bifurcação com organização, acesso e uso da informação e, posteriormente, no processo de representação e recuperação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pará

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Bernardina Juvenal Freire de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-05-08

Como Citar

Silva, L. E. F. da, & Oliveira, B. J. F. de. (2014). Mnemosyne infor-comunicativa: a possibilidade axiomática de construção de um conceito de memória para a Ciência da Informação. Informação &Amp; Sociedade, 24(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/17658

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa