Representações Sociais e Necessidade de Informação: um estudo no campo arquivístico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Autores

  • Fellipe Sá Brasileiro UFPB
  • Regina Lígia Wanderlei de Azevedo Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Necessidades de Informação, Representações Sociais, Comunicação Social, Ciência da Informação.

Resumo

Analisa as representações sociais dos servidores Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acerca das necessidades de informação inerentes ao processo de gestão de documentos com o foco de evidenciar as formas comunicativas que influenciam a formação dessas necessidades no contexto específico e, concomitantemente, as possíveis ações de informação e comunicação a serem planejadas. Utiliza como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada aplicada aos servidores lotados nos diferentes setores da UFPB, totalizando 22 participantes selecionados por conveniência. Observa que o entendimento dos servidores acerca de suas necessidades de informação é construído a partir da interação com o contexto. As representações sociais das necessidades de informação estão direcionadas para as orientações que visam torna-los competentes frente às demandas do processo de gestão de documentos e para o ajuste das barreiras que impedem a boa articulação do ciclo vital dos documentos. Observa-se ainda, que ao considerar a web como meio de comunicação, as necessidades de informação acerca da utilização de um website institucional estão representadas pela relevância e atualização do conteúdo informativo disposto e pela adequação dos sistemas da arquitetura da informação. Conclui que as relações dos servidores com o contexto da UFPB edificam as condutas de opinião sobre as necessidades de informação, especificamente por meio da difusão, propagação e propaganda, agindo sob os processos sociocognitivos que transformam a informação em conhecimento socialmente elaborado e partilhado em realidade comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fellipe Sá Brasileiro, UFPB

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Regina Lígia Wanderlei de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande, Brasil.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Brasileiro, F. S., Azevedo, R. L. W. de, & Freire, G. H. de A. (2014). Representações Sociais e Necessidade de Informação: um estudo no campo arquivístico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Informação &Amp; Sociedade, 24(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/18586

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa