Wag the dog ou mera coincidência: mídia, cinema e informação produzindo a memória do futuro

Autores

  • Leila Beatriz Ribeiro UNIRIO
  • Evelyn Goyannes Dill Orrico UNIRIO
  • Vera Lucia Dodebei UNIRIO

Palavras-chave:

Memória Social. Informação. Esquecimento. Mídia. Cinema.

Resumo

Em uma época na qual a mídia constrói dentre outros movimentos sociais as disputas político-eleitorais, discute-se neste artigo, especialmente com a ajuda da produção cinematográfica, a relação entre informação e memória criada por processos midiáticos. A principal justificativa do estudo é levantar considerações sobre o estatuto de verdade que costuma ser atribuído à informação produzida pela mídia e seus reflexos na vida da sociedade. A partir das concepções teóricas sobre televisão e mídia (Bourdieu), sobre manutenção da tradição (Huyssen) e ainda considerando a dicotomia entre lembrar e esquecer (Žižek e Sarlo), analisa-se a importância dos veículos de comunicação na produção dos processos de informação e memória. O universo empírico utilizado pauta-se pela análise do filme Mera Coincidência (Wag the dog, no original), cujo eixo dramatúrgico ficcional refere-se aos bastidores de uma campanha presidencial nos Estados Unidos. Com foco nas decisões informacionais e sua repercussão no resultado do processo eleitoral em curso, identifica-se que fatos criados/inventados (sem ínfima ressonância na realidade), fazem parte de um universo simbólico com repercussões no futuro. Esse fato leva a crer que, de um lado, realidade e ficção se misturam para construir a memória e que, de outro, o presente midiatizado interfere tanto no passado quanto na memória do futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Beatriz Ribeiro, UNIRIO

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora adjunta da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Evelyn Goyannes Dill Orrico, UNIRIO

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Vera Lucia Dodebei, UNIRIO

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Ribeiro, L. B., Orrico, E. G. D., & Dodebei, V. L. (2014). Wag the dog ou mera coincidência: mídia, cinema e informação produzindo a memória do futuro. Informação &Amp; Sociedade, 24(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/20744

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa