Formas de compartilhamento de informações e do conhecimento na cooperação internacional de pesquisadores

Autores

  • Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz UFRN
  • Helena de Fátima Nunes Silva UFPR
  • Carlos Olavo Quandt PUC - Paraná

Palavras-chave:

Compartilhamento do Conhecimento, Mobilidade Internacional, Cooperação Internacional

Resumo

O compartilhamento de informações e conhecimento entre pesquisadores internacionais tem sido discutido como um componente capaz de fortalecer o desenvolvimento de parcerias para a geração de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico de um país. Este artigo tem como objetivo identificar os tipos ou formas de compartilhamento de informações e conhecimentos entre os Pesquisadores Visitantes Especiais (PVE) e os pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino e Pesquisa localizadas no Brasil. A metodologia do trabalho consistiu em uma revisão da literatura a respeito do assunto e coleta dos dados utilizando um questionário on-line enviado aos proponentes dos projetos e aos PVE. Os resultados encontrados evidenciam que os tipos mais frequentes de compartilhamento de informações e conhecimento referem-se ao fato do PVE ter material publicado e ser referência na sua área de atuação, além das competências dos grupos de pesquisa envolvidos e os conhecimentos do PVE para complementar as pesquisas desenvolvidas no Brasil. Em relação à atração de pesquisadores internacionais, observou-se que por meio do Programa Ciências Sem Fronteiras o Brasil tem atraído pessoas de diversos países, sobretudo Estados Unidos, França, Espanha e Portugal. As regiões sudeste e sul são as que mais atraem pesquisadores internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, UFRN

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Helena de Fátima Nunes Silva, UFPR

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Carlos Olavo Quandt, PUC - Paraná

Doutor em Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

Queiroz, F. C. B. P., Nunes Silva, H. de F., & Quandt, C. O. (2015). Formas de compartilhamento de informações e do conhecimento na cooperação internacional de pesquisadores. Informação &Amp; Sociedade, 25(3), 147–161. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/22909

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa