Necessidades e usos de informação: um estudo com os médicos das Unidades de Saúde da Família, do Distrito Sanitário V, da cidade de João Pessoa – PB.

Autores

  • Ednaldo Maciel Albuquerque
  • Denise de Fátima Santos Oliveira
  • Francisca Arruda Ramalho

Palavras-chave:

USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO. NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO.USOS DE INFORMAÇÃO.UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Resumo

 Pesquisa realizada com profissionais médicos vinculados ao Programa de Saúde da Família, objetivando analisar as necessidades e usos da informação dos médicos das Unidades de Saúde da Família – USF, do Distrito Sanitário V, da cidade de João Pessoa, Paraíba. Para tanto utilizou-se do referencial teórico de Estudo de Usuários, na perspectiva alternativa e sob o enfoque do modelo de “Sense-Making” de Brenda Dervin. A coleta de dados realizou-se através de questionários. Os resultados revelaram que os médicos não possuem nenhuma relação com unidades informacionais, conseguem satisfazer suas necessidades de informação através de buscas na Internet, convivem constantemente com problemas de ordem física, informacional, material e humana nas USF e de forma incipiente creditam sentidos e significados as informações obtidas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-23

Como Citar

Albuquerque, E. M., Oliveira, D. de F. S., & Ramalho, F. A. (2009). Necessidades e usos de informação: um estudo com os médicos das Unidades de Saúde da Família, do Distrito Sanitário V, da cidade de João Pessoa – PB. Informação &Amp; Sociedade, 19(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/2393

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa