Práticas infoculturais em bibliotecas

Autores

  • Joana Coeli Ribeiro Garcia UFPB
  • Edison Ferreira de Macedo UFPB
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira UFPB

Palavras-chave:

Práticas informacionais. Biblioteca - Práticas culturais. Biblioteca - Responsabilidade social. Biblioteca - Usuários

Resumo

Apresenta práticas infoculturais institucionalizadas em bibliotecas, destacando mecanismos de gestão, funcionalidade, acessibilidade e formas de atendimento aos usuários, indicativas de mudanças, ocorridas ou desejadas, no tempo e no espaço. O artigo utiliza revisão de literatura sistemática com foco em pesquisa e ações práticas, apresentando-os segundo convergem ou divergem da temática sem centrar em países ou instituições, embora estes sejam nomeados sempre que necessário. As análises teórico/metodológicas constatam a existência de ações diversificadas e levam a refletir as mutações na dinâmica do processo cultural em sua diversidade, desde os que ainda merecem cuidados até os exitosos. Espera-se que as experiências possam ser seguidas das adequações necessárias; que o sonho de se encontrar em todas as bibliotecas práticas que proporcionem a mudança de indivíduos em cidadãos seja uma constante; e que se disponha de bibliotecas efervescentes em ações, retirando a Biblioteconomia e o bibliotecário tradicional do anonimato. Em suma, que o sonho se torne realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Coeli Ribeiro Garcia, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Edison Ferreira de Macedo, UFPB

Doutor em História pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bolsista Capes no Pós-Doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, UFPB

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Garcia, J. C. R., Macedo, E. F. de, & Oliveira, B. M. J. F. de. (2015). Práticas infoculturais em bibliotecas. Informação &Amp; Sociedade, 25(2), 38. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/29

Edição

Seção

Artigos de Revisão