Recursos do conhecimento: colaboração, participação e compartilhamento de informação científica e acadêmica

Autores

Palavras-chave:

Recursos do Conhecimento. Compartilhamento de informação. Redes Sociais. Fontes de informação.

Resumo

A facilidade de acesso à Internet e a possibilidade de compartilhamento da informação científica aumentam exponencialmente a produção e o uso da informação nas bases de dados especializadas, portais e redes sociais acadêmicas. Editoras e indivíduos compartilham textos e audiovisuais, no sentido de dinamizar o fluxo da informação científica, tecnológica, política e cultural, além de colaborar com outros pesquisadores. O objetivo deste artigo é apresentar, de maneira sintética, algumas formas de apoio ao processo de comunicação científica que ajudam pesquisadores na obtenção e no compartilhamento das informações científicas e acadêmicas. Estes recursos, denominados Recursos do Conhecimento, são apresentados com um breve descritivo, sua utilidade e como podem ser acessados/utilizados. São apresentados os serviços de Bases de Dados como: Dialnet, Web of Science, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT, Portal de Teses da CAPES e OAIster; Gestores de Referências Bibliográficas como: Citeulike, EndNote, Mendeley, Refworks e Zotero; Mecanismos de Apoio, como: Authormapper, Curadoria de Conteúdos, Google Alerts e ORCID; e, por fim, Redes Sociais Acadêmicas como: Academia.edu, Methodspace e Researchgate. Conclui-se que, na medida em que se torna complexa a busca e o compartilhamento de informação diante da sobrecarga informacional existente na Web, novos serviços, padrões e recursos surgem como forma de amenizar esta problemática e auxiliar pesquisadores das comunidades científicas e acadêmicas nas produções bibliográficas e no compartilhamento destas com demais pesquisadores. Então, iniciativas de pesquisas e formas de identificação de autores e suas pesquisas tornam-se vitais para o desenvolvimento e ampliação de mais Recursos do Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Jurema Cassotta, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, Brasil. Membro do Grupo de Recuperação da Informação e Tecnologias Avançadas – RITA da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

 

Alexandre Lucas, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.  Membro do Grupo de Recuperação da Informação e Tecnologias Avançadas – RITA da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Ursula Blattmann, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarin, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Líder do Instituto de Pesquisas Biblion e pesquisadora no Núcleo de Pesquisas Arquivos Contemporâneos do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Angel Freddy Godoy Viera, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Líder de Pesquisa do Grupo de Recuperação da Informação e Tecnologias Avançadas – RITA da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Cassotta, M. L. J., Lucas, A., Blattmann, U., & Godoy Viera, A. F. (2017). Recursos do conhecimento: colaboração, participação e compartilhamento de informação científica e acadêmica. Informação &Amp; Sociedade, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/29469

Edição

Seção

Artigos de Revisão