Gestão da Informação em ambientes híbridos: condições de apoio da Arquitetura da Informação

Autores

  • Luzia Góes Camboim UFPB
  • Maria das Graças Targino UFPB
  • Marckson Roberto Ferreira de Sousa UFPB

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação. Arquitetura da Informação Pervasiva. Gestão da Informação. Heurística. Usuários. Ambientes híbridos.

Resumo

No contexto atual, em que os usuários utilizam diferentes mídias fortemente inter-relacionadas e com arquiteturas da informação formando ecossistemas, não se pode pensar a Gestão da Informação isolada num único ambiente. Este artigo se propõe a discutir pontos de integração entre Gestão da Informação e Arquitetura da Informação, considerando a interoperabilidade entre ambientes físicos e virtuais, característicos da sociedade de informação contemporânea. O tráfego para os usuários entre esses dois ambientes requer que o encontrado no ambiente real seja o mais similar possível ao seu correspondente no ambiente virtual. Desta forma, os processos em Gestão da Informação devem contribuir para tornar ambos os ambientes mais próximos possíveis um do outro. A Arquitetura da Informação Pervasiva torna-se apoio fundamental para que a Gestão da Informação alcance esse objetivo. Partindo-se da análise dos processos de gerenciamento da informação propostos por Thomas Davenport, pode-se correlacionar as heurísticas com a Arquitetura da Informação Pervasiva proposta por Andrea Resmini e Luca Rosati, com potencial para auxiliar cada uma das etapas da Gestão da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzia Góes Camboim, UFPB

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Maria das Graças Targino, UFPB

Pós-Doutora em Jornalismo pelo Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca, Espanha. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação  da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, UFPB

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Camboim, L. G., Targino, M. das G., & Sousa, M. R. F. de. (2016). Gestão da Informação em ambientes híbridos: condições de apoio da Arquitetura da Informação. Informação &Amp; Sociedade, 26(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/29852

Edição

Seção

Artigos de Revisão