Alfabetização digital: proposição de parâmetros metodológicos em competência informacional

Autores

  • João de Pontes Junior
  • Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Alfabetização Digital, Capacitação, Competência Informacional, Information Literacy, Biblioredes

Resumo

Muito se discute sobre Alfabetização Digital, mas é quase inexistente a identificação das competências exigidas para o desenvolvimento desse processo. Com o intuito de integrar ao processo de Alfabetização Digital as competências informacionais específicas para que o sujeito domine, busque, recupere e use a informação de maneira eficiente seja na vida profissional, acadêmico ou pessoal, desenvolveu-se a presente pesquisa, cujo objetivo geral é propor parâmetros metodológicos de capacitação em competências informacionais. Já os objetivos específicos, associam-se de um lado ao levantamento e identificação das competências desejadas dos participantes do programa de alfabetização digital. Os procedimentos metodológicos aplicados na pesquisa apresentam caráter exploratório, utilizando duas ferramentas: a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Além de ter a metodologia em competência informacional estruturada, a pesquisa considera que o país está muito aquém do desejável no que tange ao desenvolvimento e implantação de programas de alfabetização digital, consistentes o suficiente para amparar o ensino-aprendizagem na busca, recuperação e uso da informação pelos indivíduos participantes. Portanto, é fundamental a criação de programas que não forneçam apenas máquinas, mas que capacitem os indivíduos em competências informacionais, para que ele tenha um aprendizado ao longo da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-23

Como Citar

Pontes Junior, J. de, & Tálamo, M. de F. G. M. (2009). Alfabetização digital: proposição de parâmetros metodológicos em competência informacional. Informação &Amp; Sociedade, 19(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/2990

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa