Agenciamento e Análise de Domínio: um encontro possível
Palavras-chave:
Análise de Domínio, Agenciamento, Organização do Conhecimento, Filosofia, CiênciaResumo
Com base na constatação da forte presença da Análise do Domínio (AD) como orientação teórica e/ou metodológica das investigações no campo da Organização do Conhecimento, apresenta-se esta pesquisa que visa aprofundar o entendimento sobre o conceito de AD, adotando para tal o olhar da Filosofia de Deleuze e Guattari. O estudo se configura como uma investigação qualitativa, exploratória e bibliográfica que adota como técnica a Análise de Conteúdo. O corpus se constitui de 42 artigos de autoria de Hjørland (em parceria ou não) publicados entre os anos de 1990 e 2014, recuperados na Library and Information Science Abstracts (LISA), Web of Science (WoS) e Scopus. A variável de análise foi identificada na obra Mil Platôs de Deleuze e Guattari. A leitura flutuante dos textos selecionados possibilitou detectar três conceitos principais da AD (comunidade discursiva, domínio e linguagem). Com base nos contextos de ocorrência destes conceitos foram formuladas “definições” para cada um deles. Estas “definições” foram reinterpretadas à luz da variável de inferência “agenciamento”, o que resultou em uma re-apresentação do significado de AD. O tratamento dos dados revela a coerência da AD nos limites daquilo que lhe é conferido e oferece um quadro norteador para aqueles que almejem aplicar teórica ou metodologicamente a AD em seus estudos.
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