Socialização da informação e do conhecimento: uma proposta emancipadora para a efetivação de instrumentos de democracia participativa

Autores

  • Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-8219-3111
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto Universidade Federal da Paraíba
  • José Mauro Matheus Loureiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Informação, Conhecimento, Socialização, Democracia participativa

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar a socialização da informação e do conhecimento como proposta emancipadora para a efetivação de instrumentos de democracia participativa, a exemplo dos Orçamentos Participativos. Acredita-se que as ações de socialização da informação e do conhecimento poderão dotar os sujeitos com a capacidade necessária para exercer o seu papel cidadão de forma crítica e autônoma, condições essenciais para que se tenha o efetivo exercício de uma democracia participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Professora da Universidade Federal da Paraíba (DCSA/UFPB). Graduada e Mestre em Administração pela UFPB.

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB) e do Programa de Pós-graduação em Gestão das Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB).

José Mauro Matheus Loureiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB).

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Saeger, M. M. de M. T., Pinho Neto, J. A. S. de, & Loureiro, J. M. M. (2018). Socialização da informação e do conhecimento: uma proposta emancipadora para a efetivação de instrumentos de democracia participativa. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/34324

Edição

Seção

Artigos de Revisão