A organização da informação no cenário radiofônico de universidades paranaenses

Autores

  • Andréia Del Conte de Paiva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Nadia Ficht Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Rosane Suely Àlvares Lunardelli Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Brígida Maria Nogueira Cervantes Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Rádio Universitária, Organização da Informação, Arquitetura da Informação

Resumo

Fundamentado em pressupostos da Ciência da Informação e da Arquitetura da Informação, têm-se como proposta central do estudo evidenciar as contribuições dessas áreas do conhecimento na organização das informações sonoras disponíveis em websites de rádios universitárias públicas do estado do Paraná. Por intermédio de pesquisa documental, exploratória e descritiva com abordagem quali-quantitativa os sites de quatro instituições de ensino foram analisados de acordo com os itens: se a interface do site é amigável para os usuários eventuais; classificação e pesquisa intuitiva; conectividade aos recursos informacionais do site e interfaces externas. Os resultados do estudo indicam que os sites das Rádios não apresentam os requisitos mínimos necessários de organização que possibilitem a armazenagem e a recuperação da informação de modo eficiente e satisfatório. De acordo com o panorama apresentado, torna-se evidente o importante papel que as áreas acima mencionadas desempenham no que diz respeito ao processo de recuperação da informação no âmbito das rádios universitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Del Conte de Paiva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI UEL)

Nadia Ficht, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI UEL)

Rosane Suely Àlvares Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI UEL)

Brígida Maria Nogueira Cervantes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Paiva, A. D. C. de, Ficht, N., Lunardelli, R. S. Àlvares, & Cervantes, B. M. N. (2018). A organização da informação no cenário radiofônico de universidades paranaenses. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/38022

Edição

Seção

Artigos de Revisão