Revisitando a interoperabilidade no contexto dos acervos digitais

Autores

Palavras-chave:

Interoperabilidade, Interoperabilidade técnica, Mapeamento da interoperabilidade, Acervos digitais,

Resumo

A interoperabilidade é a capacidade de sistemas distintos trocarem dados entre si, independente de plataformas, hardware ou software. Apesar da interoperabilidade estar sendo debatida a bastante tempo, ela ainda é um entrave nos processos de integração de dados de acervos digitais, dificultando os processos de agregação e acesso único a uma variedade de fontes diversas. O objetivo desta pesquisa é identificar e apresentar as possibilidades de interoperabilidade técnica e de conteúdo inerentes a ambientes e plataformas que implementam acervos digitais. A metodologia utilizada baseia-se principalmente em levantamento bibliográfico sobre “acervos digitais” e “interoperabilidade”. Como resultado foi possível compreender que ainda há uma grande dificuldade em interoperar dados oriundos de fontes diferentes, e que melhorar os conhecimentos sobre as possibilidades de uso dos recursos de interoperabilidade pode ser imprescindível para que equipes possam efetivar a integração de dados de acervos digitais diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Eduardo Santarem Segundo, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.

Marcel Ferrante Silva, UFG

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor da Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Dalton Lopes Martins, UNB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade de Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Santarem Segundo, J. E., Silva, M. F., & Martins, D. L. (2019). Revisitando a interoperabilidade no contexto dos acervos digitais. Informação &Amp; Sociedade, 29(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/38107

Edição

Seção

Artigos de Revisão