Um levantamento bibliográfico sobre a utilização de Ontologias em interfaces de busca

Autores

Palavras-chave:

Recuperação de Informação, Interfaces de Busca, Ontologia.

Resumo

Os buscadores disponíveis atualmente na Web, a maioria baseados nas caixas de texto, tiveram mudanças pouco significativas nos últimos anos em relação à forma de interação com o usuário. Apesar de terem se tornado populares em função da sua simplicidade, ainda apresentam inúmeros problemas relacionados principalmente à dependência de conhecimento do pesquisador em relação ao assunto investigado, às dificuldades em expressar uma necessidade de informação por meio de palavras-chave, à problemas de ambiguidade da linguagem e à composição inadequada de termos de busca. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a literatura sobre interfaces de recuperação de informação e levantar conceitos e características que possam subsidiar a proposta de um modelo de interface baseado em ontologias, com recursos capazes de auxiliar o usuário durante a busca e minimizar os problemas observados. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia adotada neste estudo contou com pesquisa de caráter exploratório e bibliográfico, baseada em autores relevantes da área da Ciência da Informação. Como resultados, pode-se perceber que as ontologias têm sido amplamente discutidas e adotadas em diversos experimentos relacionados com o desenvolvimento de interfaces de busca mais amigáveis, proporcionando melhorias significativas no processo de recuperação de informação. Tal recurso pode possibilitar ao usuário uma interação direta com os conceitos do domínio pesquisado e por meio deles, permitindo a escolha de termos que melhor representam a sua necessidade de informação. Além das contribuições e perspectivas, também foi possível identificar os principais desafios que envolvem a área pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Cristina dos Reis, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) / Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Marília, São Paulo. Docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Jacarezinho, Paraná.

Edberto Ferneda, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Doutor em Ciência da Informação, Docente Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Reis, M. C. dos, & Ferneda, E. (2019). Um levantamento bibliográfico sobre a utilização de Ontologias em interfaces de busca. Informação &Amp; Sociedade, 29(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/38110

Edição

Seção

Artigos de Revisão