Tipografia para além da relação instrumental: a mediação cultural manifesta pelo caderno especial “Planeta seca”

Autores

Palavras-chave:

Prática tipográfica – história, Informação – aspectos sociais, Teoria da informação, Mediação cultural, Regimes de informação

Resumo

Este trabalho objetiva compreender a tipografia como manifestação simbólica que apresenta conteúdos para além do texto e para além da técnica que lhe configura, tendo o contexto de produção e aquele ao qual representa, papéis preponderantes na mediação das informações. A relação se dá a partir do conceito de mediação cultural aplicado às formas tipográficas. Como demonstração, analisa-se o caderno especial Planeta seca (2012), publicado pelo jornal cearense O Povo. O estudo de natureza qualitativa e exploratória, possibilitado pelo método hermenêutico-dialético aplicado à leitura do projeto gráfico, revela que o documento e sua tipografia estão a mediar significações densas em torno de seu tema, atuando como um complexo código informativo, documental e comunicante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Lopes Mendonça, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Luiz Tadeu Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Lidia Eugenia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal, Canadá. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Mendonça, I. L., Feitosa, L. T., Nunes, J. V., & Cavalcante, L. E. (2018). Tipografia para além da relação instrumental: a mediação cultural manifesta pelo caderno especial “Planeta seca”. Informação &Amp; Sociedade, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/38198

Edição

Seção

Comunicações de Trabalhos/Pesquisas em Andamento