Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação

Autores

  • Jussara Borges Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Competências infocomunicacionais. Competência em informação. Competência em comunicação. Indicadores de avaliação. Alfabetização informacional. New Media Literacy. Metaliteracy.

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir com o desenvolvimento teórico e aplicado da área de Alfabetização Informacional, considerando mudanças proeminentes no ambiente informacional, como a cultura de participação e a construção colaborativa de conhecimento. Trata-se de um ambiente que demanda competências em informação, mas também habilidades para interagir e relacionar-se: competências em comunicação. O artigo situa as competências infocomunicacionais teoricamente, articulando as três principais bases que sustentam este estudo: a Alfabetização Informacional (Alfin), a New Media Literacy (NML) e a Metaliteracy. A partir da sistematização desses conceitos, propõe-se uma estrutura em termos de categorias de onde emergem indicadores úteis à avaliação das competências. Os indicadores foram convertidos em questões, apresentadas a estudantes de pós-graduação de quatro países, de cujas respostas extraíram-se evidências de suas competências em termos de informação e comunicação. Os indicadores, baseados na estrutura conceitual, mostraram-se adequados para se conhecer o comportamento infocomunicacional contemporâneo, a partir do qual se manifestaram competências mais ou menos desenvolvidas. Os resultados salientaram uma forte tendência para a aprendizagem e o trabalho em colaboração, embora nem todas competências inerentes encontrem o mesmo nível de desenvolvimento, com destaque negativo para o relacionamento intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Borges, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciência da Informação, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, ambos pela UFBA. Realizou pós-doutoramento pela Universidad Carlos III de Madrid. É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, ambos na UFBA.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Borges, J. (2018). Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/38289

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa