Perfil e formação do profissional em bibliotecas escolares no Brasil, Espanha e Portugal

Autores

Palavras-chave:

bibliotecário escolar, perfil profissional, formação profissional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal conhecer, de modo detalhado, o perfil profissional dos bibliotecários escolares do Brasil, Espanha e Portugal. Nesse sentido, foram definidos três objetivos específicos: a) conhecer o marco legal que rege o seu desempenho profissional, nesses países, b) identificar e descrever as funções e tarefas executadas pelo responsável pela biblioteca da escola, incluindo seu tempo de dedicação e c) conhecer a formação inicial e contínua específica dos bibliotecários escolares. Para o efeito, procedeu-se a uma análise de literatura e de legislação relevantes, além da recolha de dados sobre uma amostra de bibliotecários dos três países, através de um inquérito por questionário. Entre os principais objetivos alcançados, destaca-se a caracterização detalhada dos perfis profissionais dos responsáveis por bibliotecas escolares, no Brasil, Espanha e Portugal, identificando o seu trabalho e as suas funções, o tipo de formação educacional que possuem, o nível alcançado, as áreas e matérias de que se ocupam em seu desempenho profissional, a educação formal e continuada que possuem e o número de horas dedicadas à biblioteca da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP - Campus de Marília

Maria Del Carmen Agustín-Lacruz, Universidad de Zaragoza

Professora Doutora do Departamento de Ciencias de la Documentación y Historia de la Ciencia. Universidad de Zaragoza

Ana Lúcia Silva Terra, Instituto Politécnico do Porto - IPP

Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

Professora Doutora do Curso Ciencias e Tecnologia da Documentação e Informação

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

Fujita, M. S. L., Agustín-Lacruz, M. D. C., & Terra, A. L. S. (2018). Perfil e formação do profissional em bibliotecas escolares no Brasil, Espanha e Portugal. Informação &Amp; Sociedade, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/38703

Edição

Seção

Relatos de Experiência