Impacto das tecnologias digitais nas bibliotecas universitárias: reflexões sobre o tema
Palavras-chave:
Bibliotecas Universitárias. Tecnologias Digitais. Tecnologias Digitais – Mediação. Biblioteca - Serviços.Resumo
Objetiva analisar comparativamente o impacto da mediação das Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Universitárias de Portugal e nordeste do Brasil. A pesquisa também visa investigar se a adoção dessas tecnologias traz de fato uma evolução nas práticas e serviços oferecidos, ou se há sinais de ruptura. O desenvolvimento das tecnologias digitais e a valorização vertiginosa da informação impulsionaram mudanças no ambiente das Bibliotecas Universitárias, principalmente relacionadas aos produtos e práticas informacionais oferecidos. Nesse aspecto, a pesquisa enfatiza também o comportamento do bibliotecário e do usuário de informação. Percebe-se que tanto a Biblioteca deixou de existir exclusivamente presencial, se tornando também virtual, como o usuário, que pode ser presencial ou virtual, acarretando assim, impactos e mudança/adaptação do bibliotecário a essa nova realidade. A pesquisa será qualitativa com base na metodologia quadripolar, através dos quatro pólos: epistemológico, teórico, técnico e morfológico. Pretende-se obter um quadro dos impactos reais das Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Universitárias portuguesas e brasileiras e propor ações de adoção/inovação no uso dessas tecnologias pelas bibliotecas analisadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-10
Como Citar
Carvalho, L. M., & Silva, A. M. da. (2009). Impacto das tecnologias digitais nas bibliotecas universitárias: reflexões sobre o tema. Informação &Amp; Sociedade, 19(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/3898
Edição
Seção
Comunicações de Trabalhos/Pesquisas em Andamento
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.