FRAGMENTOS DO DISCURSO QUADRINIZADO: UMA LEITURA CRÍTICA DA PERSONAGEM MÔNICA

Autores

  • Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes

Resumo

As histórias em quadrinhos, nas últimas décadas, têm se multiplicado de forma surpreendente. Como sistema de comunicação universal, surgem, a princípio, com o caráter de divertimento que atinge, principalmente, o público infanto-juvenil. Mas, através dessa natureza de entretenimento, molda-se uma concepção ideológica que o autor das histórias em quadrinhos perpassa sutilmente através das suas personagens e dos enredos dessas histórias. A partir da leitura das histórias em quadrinhos da série Mônica, efetiva-se a análise de discurso de Mõnica para comprovar como a produção/construção do discurso quadrinizado está fundamentada por uma concepção ideológica burguesa. Verifica-se também como é elaborada a leitura sobre Mônica num grupo de 20 crianças, 10 de escola pública e outras 10, de escola particular do Município de João Pessoa, Paraíba. Dentre os resultados, evidencia-se que as histórias em quadrinhos da série Mônica não trazem colaboração substancial para o desmascaramento de estereótipos e erradicação de preconceitos. Na avaliação da leitura das crianças, verifica-se a tendência de reprodução ao que está dito. As crianças assimilam, por meio da leitura, a ideologia repassada nas histórias em quadrinhos da Mônica. Assim, conclui-se que os quadrinhos figuram como poderosos instrumentos educativos nas mãos de professores, bibliotecários, comunicólogos, artistas e educadores preocupados com a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

1999-06-30

Como Citar

Mendes, M. L. G. da C. (1999). FRAGMENTOS DO DISCURSO QUADRINIZADO: UMA LEITURA CRÍTICA DA PERSONAGEM MÔNICA. Informação &Amp; Sociedade, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/404

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa