O HIPERTEXTO COMO OBJETO MULTIMÍDIA NA (IN)FORMAÇÃO DE APRENDENTES

Autores

  • Mirian de Albuquerque Aquino
  • Lebiam Tamar Silva Bezerra
  • Henry Pôncio Cruz Oliveira
  • Vanessa Gomes Silva

Palavras-chave:

Hipertexto, Objeto multimídia, Educação, Ciência da Informação, Aprendentes.

Resumo

Resumo: A presença de computadores e de outros dispositivos tecnológicos cada vez mais complexos sugere a interação dos/as aprendentes com as “tecnologias intelectuais”, no sentido levyniano, de modo que o processo de ensino e aprendizagem não se limite aos métodos e aos recursos tradicionais, tais como os livros didáticos, a lousa e o giz, mas instigue os sujeitos educativos a assumirem novos papéis na mediação pedagógica. O uso mais frequente de objetos multimídia, nas atividades de ensino e aprendizagem, de pesquisa e de extensão, é uma necessidade educativa premente. O hipertexto, como um objeto multimídia, abre possibilidades para a realização de leituras não-lineares, numa interconexão virtual que reúne uma complexidade de recursos e atores que interagem num continuum virtual, imerso em tempos e espaços reais e não-reais. O texto discute acerca das potencialidades educativas inscritas nas tecnologias intelectuais, em especial, no hipertexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-14

Como Citar

Aquino, M. de A., Bezerra, L. T. S., Oliveira, H. P. C., & Silva, V. G. (2010). O HIPERTEXTO COMO OBJETO MULTIMÍDIA NA (IN)FORMAÇÃO DE APRENDENTES. Informação &Amp; Sociedade, 20(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/4064

Edição

Seção

Artigos de Revisão