Ontologias na representação de documentos: um panorama atual para descrição de conteúdo multimídia em rede

Resumo

O artigo evidencia o fenômeno do crescimento de dados multimídia semanticamente relacionados e distribuídos na Web. Destaca um problema comumente verificado em instituições que fazem uso de acervos digitais em rede no que diz respeito ao tratamento integrado de bases de dados heterogêneas e a ausência de padronização nos formatos de descrição de seus dados. Encaminhamentos de pesquisa são apresentados, destacando padrões de metadados, ontologias, vocabulários controlados e modelos conceituais na exploração semântica da informação. O artigo se propõe a apresentar o resultado do estado da arte envolvendo ontologias para descrição de conteúdo multimídia na Web. Busca-se contribuir com propostas que estão explorando o uso de ontologias para agregar conhecimento em metadados a fim de realizar organização e integração de informações multimídia em diferentes domínios. Metodologicamente, a pesquisa foi classificada como sendo de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo à luz de literatura científica já publicada e material empírico específico, o que a torna bibliográfica e documental. Para a seleção e a análise das ontologias multimídia foi utilizado o guia NeOn Methodology que orientou juntamente com princípios do método de análise de conteúdo a definição de categorias de análise fundamentais ao procedimento de coleta e organização dos dados. Os vocabulários semânticos analisados e apresentados nesse estudo conseguem, em níveis diferenciados, organizar sistematicamente várias categorias de metadados existentes. Por fim, uma avaliação metódica, bem fundamentada e criteriosa realizada previamente em ontologias pode promover condições necessárias para decisões de seleção e reúso direcionadas à organização do conhecimento de um domínio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Lucas da Silva Lemos, Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo
Professora e Pesquisadora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014); mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008); especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002); e graduada em Administração de Sistemas de Informação pela Faculdade de Sistemas de Informações Gerenciais da Una (2001). Tem experiência na área de Ciências da Informação, com ênfase em Organização e Tratamento da Informação, Representação do Conhecimento e Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Cultural Digital, Organização do Conhecimento, Modelagem Conceitual, Vocabulários Controlados, Ontologias, Padrões de Metadados, Web Semântica, Linked Open Data e Anotação Semântica de Recursos Multimídia. Possui experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Bancos de Dados, Engenharia de Software e Análise e Projeto de Sistemas de Informação.
Renato Rocha Souza, Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da Fundação Getulio Vargas
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e pós-doutorado (01/2009-01/2010) em Tecnologias Semânticas para Recuperação de Informação - University of South Wales, UK, sob supervisão de Douglas Tudhope, com bolsa do CNPQ. É atualmente professor e pesquisador da Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da Fundação Getúlio Vargas e professor colaborador da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. É Visiting Fellow da University of South Wales (2009-2019) e Pesquisador Adjunto Sênior da Universidade de Colúmbia. É membro do Corpo Editorial do periódico "Knowledge Organization" e Editor Adjunto do periódico "New Review of Hypermedia and Multimedia". Atua nas áreas de Matemática Aplicada, Ciência da Informação e Data Science, tendo como temas de pesquisa: Representação do Conhecimento, Processamento de Linguagem Natural, Machine Learning, Sistemas de Recuperação de Informações, Indexação Automática, Ontologias, Semântica e Gestão do Conhecimento. Possui extensa experiência em Tecnologia da Informação, inclusive aplicada à Educação, além de experiência em Ensino a Distância.
Publicado
2019-12-09
Como Citar
Lemos, D. L. da S., & Souza, R. R. (2019). Ontologias na representação de documentos: um panorama atual para descrição de conteúdo multimídia em rede. Informação & Sociedade: Estudos, 29(4), 103-134. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/47421
Seção
Artigos de Revisão