Encontrabilidade da Informação: Atributos e Recomendações para Ambientes Informacionais Digitais
Resumo
Em um primeiro momento, apresenta as bases epistemológicas e teóricas que sustentam a inserção de um conceito operatório para a encontrabilidade da informação no campo da Ciência da Informação. Em um segundo momento, define os principais atributos e recomendações para a encontrabilidade da informação, com vistas à sua compreensão sob uma perspectiva prática, a partir do respaldo epistemológico e teórico apresentado. Por meio de um estudo teórico, exploratório, bibliográfico e documental, os resultados revelam que epistemologicamente a encontrabilidade da informação se insere na Ciência da Informação no paradigma pós-custodial, que privilegia o acesso à informação e é significativamente influenciado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. As concepções teóricas desse conceito se concentram na evolução da Web e na perspectiva das dimensões da linguagem, em que se verifica a pragmática como tendência, visto que alia o desenvolvimento tecnológico às ações praticadas por sujeitos informacionais e institucionais em ambientes informacionais digitais. Tendo em vista que essas ações podem viabilizar a encontrabilidade da informação, esses sujeitos são entendidos como mediadores. Portanto, o conceito de mediação infocomunicacional é base para a encontrabilidade da informação. Para sua aplicação em ambientes informacionais digitais, foram definidos atributos e recomendações que devem ser considerados no contexto da Arquitetura da Informação. Os atributos caracterizam o conceito e as recomendações sinalizam ações práticas para o projeto e para a avaliação da encontrabilidade da informação. As concepções epistemológicas, teóricas e práticas abordadas alicerçam o referido conceito operatório na Ciência da Informação, e deve ser mais explorado neste campo científico.
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