Novas Perspectivas e Diálogos para a Arquivologia: Tecnologias e Ciências Jurídicas

  • Américo Augusto Nogueira Vieira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Josemar Henrique de Melo Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Marcílio Toscano Franca Filho Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Ademir Clemente Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

O artigo apresenta os primeiros resultados de pesquisa acerca de investigação sobre os diálogos da Arquivologia com o Direito, a Tecnologia da Informação e a Engenharia de Produção; sendo esta última tomada como uma Engenharia de Métodos e como uma alternativa complementar aos atuais diálogos da Arquivologia com a Administração. Também discutimos, com base nos documentos de área da CAPES, o caráter multi e interdisciplinar da Arquivologia e suas consequências para a investigação científica e a concepção e construção curricular dos cursos de graduação. O trabalho de pesquisa que deu origem a este artigo foi realizado por pesquisadores de várias áreas e está apoiado em ampla base bibliográfica e documental. Concluímos que novas perspectivas de investigação e diálogos são possíveis e necessários na Arquivologia e que contribuirão significativamente para a formação dos profissionais arquivistas ao longo deste seu caminhar desde técnica até ciência consolidada; em particular com a Engenharia de Produção, com as Tecnologias da Informação e com o Direito.

Biografia do Autor

Américo Augusto Nogueira Vieira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professor Associado de Direito da UFPR. Pós-Doutor em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Pós-Doutorando em Direito (PPGCJ/UFPB). Doutor em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (COPPE/UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Mestre em Memória Social de Documento (UNIRIO). Especialista em Gestão Pública Municipal. Bacharel e Licenciado em Matemática. Bacharel em Direito.
Josemar Henrique de Melo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Professor de Arquivologia (UEPB). Doutor em Documentação pela Universidade do Porto (Portugal). Mestre em Ciência da Informação (UFPB). Licenciado em História. 
Marcílio Toscano Franca Filho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Professor de Direito do PPGCJ/UFPB e do MPGOA/UFPB. Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Pós-Doutor em Direito pelo Instituto Universitário Europeu (Florença, Itália). Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal). Mestre em Direito (PGCJ/UFPB). Bacharel em Direito. 
Ademir Clemente, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professor de Economia e Contabilidade da UFPR. Pós-Doutor em Economia pel University of London (UK), Pós-Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Doutor em Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Bacharel em Economia e em Engenharia Química.

Referências

BRASIL. Lei Federal 6.546 de 4 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União de 5 jul. 1978. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6546.htm>. Acesso em 18 mai. 2015.

BRASIL. Diário Oficial da União. Edital no 1 de 12 de novembro de 2003 - Concurso Público para provimento de cargos de nível superior e de nível intermediário. Fundação Universidade Federal do Acre. DOU de 13 de novembro de 2003, Seção 3, p. 26. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=13/11/2003&jornal=3&pagina=26&totalArquivos=112>. Acesso em: 20 mai. 2015.

BRASIL. Diário Oficial da União. Edital no 1 de 9 de dezembro de 2009 - Concurso Público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior e médio. Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S/A. DOU de 10 de dezembro de 2009, Seção 3, p. 139. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=10/12/2009&jornal=3&pagina=139&totalArquivos=240>. Acesso em: 20 mai. 2015.

CAPES. Documento de Área 2013 - Área Interdisciplinar. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Brasília, 2013. Sítio Eletrônico. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Interdisciplinar_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf>. Acesso em 26 mar. 2015.

COPPE/UFRJ. Catálogo COPPE - 2001. Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), 2001. Disponível em: <http://www.coppe.ufrj.br/coppe/catalogo/producao.pdf>. Acesso em 26 mar. 2015.

DATA SAVERS. Records Management Facility. In: Site Data Savers, Inc., EUA, 2015 (on line). Disponível em: <http://datasaversusa.com/records-management/facility>. Acesso em 26 mar. 2015.

DIAS, Guilherme Ataíde; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Arquitetura da Informação no ambiente digital: avaliando as relações com o Direito da Propriedade Intelectual. Informação & Sociedade (UFPB. Impresso), v. 22, p. 115-132, 2012.

FORINOVA. Intervenção no Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha. In: You Tube, Forinova - Consultoria e Gestão de Arquivo, Aveiro, 2011. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=TFQTMfXiV2A>. Acesso em 15 jul. 2015.

GARCIA, Joana Coeli Ribeiro. Informação tecnológica na Ciência da Informação brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2003.

INDOLFO, Ana Celeste. O acesso às informações públicas: retrocessos e avanços da legislação brasileira. Informação Arquivística, Rio de Janeiro, RJ, v. 2, n. 1, p. 4-23, jan./jun., 2013.

ISONI, Miguel Maurício; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Reputação corporativa no ciberespaço: implicações no direito autoral, propriedade intelectual, gestão da privacidade e acesso a conteúdos. In: José Augusto Chaves Guimarães; Juan Carlos Fernández-Molina. (Org.). Aspectos jurídicos e éticos da informação digital. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008, v., p. 95-112.

JARDIM, José Maria. A Lei de Acesso à Informação Pública: dimensões político-informacionais. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 5, n., 2012.

MARIZ, Anna Carla Almeida. Internet e Arquivologia: instituições arquivísticas, usuários e lei de acesso à informação. In: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Brasil, v. 3, n. 2, p. 28-47, dez. 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/48652/52723 >. Acesso em: 26 mai. 2015.

PORTAL RIO LONGA. Sala de arquivo da Câmara de Esperantina será reformada. In: Portal Rio Longa. Esperantina, 2015 (on line). Disponível em: <http://www.portalriolonga.com/geral/sala-de-arquivo-da-camara-de-esperantina-sera-reformada/6371.html>. Acesso em: 26 mai. 2015.

PUC/RJ. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Página inicial do curso de Engenharia de Produção. In: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, 2015, Sítio Eletrônico (on line). Disponível em: <http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/eng_producao.html>. Acesso em 02 jul. 2015.

SBC. Sociedade Brasileira de Computação - Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação. 2005 (on line). Disponível em: <http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=finish&cid=183&catid=36>. Acesso em: 20 mai. 2015.

SILVA, Terezinha Elisabeth da; EIRAO, Thiago Gomes; CAVALCANTE, Raphael Silva. Lei de acesso à informação na Câmara dos Deputados: um ano de funcionamento do serviço de informação ao cidadão. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013, Florianópolis. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xivenancib/paper/viewFile/4234/3357>. Acesso em: 20 mai. 2015.

TATA STEEL. Records management. IN: Site Global da Tata Steel, 2015 (on line). Disponível em: <http://www.tatasteeleurope.com/en/products-and-services/services/records-management/records-management>. Acesso em: 20 mai. 2015.

TEXAS RECORD CENTER. In: Site FNTG National Record Centers - Fidelity National Title Group, EUA, 2011 (on line). Disponível em: <https://home.fnf.com/record_center/pages/Home.aspxent>. Acesso em: 20 mai. 2015.

VIEIRA, Américo Augusto Nogueira Vieira; DIAS, Guilherme Ataíde. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: a garantia dos direitos civis relativo à propriedade do software. In: Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n.2, p.53-67, abr./jun. 2014.

Publicado
2015-12-31
Seção
PONTOS DE VISTA