Experiência do usuário: um estudo do site WikiCI

Autores

  • Victor Ubiracy Borba Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Elaine Parra Affonso Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Ricardo César Gonçalves Sant'Ana Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2017v4n1.37582

Resumo

Os usuários produzem cada vez mais conteúdo em ambientes colaborativos, com isso, é imprescindível que sua experiência nesses ambientes seja a mais satisfatória possível. Visando ampliar essa satisfação, a Ciência da Informação (CI) deve ter entre suas finalidades, a de proporcionar o equilíbrio das necessidades do usuário, emergindo no contexto do sentimento do usuário, suas alegrias e frustrações, questões que podem ser interpretadas pela Experiência de Usuário (User Experience – UX). Este trabalho tem como objetivo analisar aspectos em relação à aderência do site WikiCI aos princípios determinados pela UX. Como metodologia foi adotada uma análise qualitativa, de caráter exploratório, onde utilizou-se de pesquisa bibliográfica para explanar os conceitos da UX em ambientes digitais, e com isso foi realizada uma avaliação heurística dos elementos da WikiCI segundo as facetas da UX. Por meio da análise realizada neste trabalho, observou-se que a aderência da WikiCI aos princípios da UX mostrou-se adequada, pois o siteapresenta elementos que podem ser observados nas facetas da UX. Conclui-se que, para os usuários terem uma experiência totalmente satisfatória, é relevante que desenvolvedores de sitesatentem às questões e princípios determinados pela UX.

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Biografia do Autor

Victor Ubiracy Borba, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP / Marília, São Paulo), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI). Graduado Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM / Marília, São Paulo). Colaborador do Projeto de Extensão Competências Digitas para a Agricultura Familiar (CoDAF) desde 2016. Tem experiência na área da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, com ênfase em Pesquisa Tecnológica e Desenvolvimento de Software Web, Embarcado e Mobile. Atua no setor privado como Pesquisador Tecnológico e Desenvolvedor de Sistemas. Tem como interesse os seguintes temas: Big Data, Ciclo de Vida dos Dados (CVD), Internet of Things (IoT) e Uso de Tecnologias na Agricultura.

Elaine Parra Affonso, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI); Mestre em Ciência da Computação pela Fundação Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM/Marília). Possui Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) - Extensão Ourinhos; Licenciatura em Informática pela Universidade Católica de Brasília (UCB/Brasília) e Especialista em Métodos Quantitativos Aplicados pela Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI/Adamantina). Atualmente é Professora na Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente - FATEC. Atua na área da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, focada principalmente nos seguintes temas: Banco de Dados, Privacidade e Anonimização de dados.

Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor adjunto da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências e Engenharias - FCE, Campus de Tupã, em regime de dedicação exclusiva, onde é Coordenador Local do CENEPP-Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas e Ouvidor Local. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Graduado em Matemática e Pedagogia, Mestrado em Ciência da Informação (2002), Doutorado em Ciência da Informação (2008) e Livre-Docente em Sistemas de Informações Gerenciais pela UNESP (2017). Possui especializações em Orientação à Objetos (1996) e Gestão de Sistemas de Informação (1998). Parecerista ad hoc de periódicos e de agências de fomento. Membro do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação GPNTI-UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atualmente realiza pesquisas com foco em: ciência da informação e tecnologia da informação, investigando temas ligados ao Ciclo de Vida dos Dados, Transparência e ao Fluxo Informacional em Cadeias Produtivas. Atuou como professor na Faccat Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Tupã, onde coordenou curso de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas por dez anos e o curso de Licenciatura em Computação. Atuou no setor privado como consultor, integrador e pesquisador de novas tecnologias informacionais de 1988 a 2004.

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Publicado

2018-10-15

Como Citar

Borba, V. U., Affonso, E. P., & Sant’Ana, R. C. G. (2018). Experiência do usuário: um estudo do site WikiCI. Informação &Amp; Tecnologia, 4(1), 21–34. https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2017v4n1.37582