Relações Bibliográficas de Conteúdo na Descrição e Acesso de Recursos

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Resumo

Em geral, os catálogos apresentam os dados descritivos, predominantemente, sob os aspectos físicos de um documento. O conteúdo das obras é especificado atribuindo alguns descritores de assunto. Por outro lado, é possível identificar que certos tipos de obras, como as traduções e as adaptações de outras obras, apresentam interligações que não são visíveis na apresentação no catálogo. O presente artigo analisou como ocorrem as relações bibliográficas de conteúdo na descrição e no acesso de recursos no catálogo de uma biblioteca universitária. Utilizou-se de uma breve pesquisa bibliográfica e analisaram-se cinco registros bibliográficos com a finalidade de identificar as relações bibliográficas de conteúdo e apresentar a descrição e o acesso dos recursos informacionais dessas obras. Os relacionamentos apontados na amostra deste artigo mostram que ocorreram relações bibliográficas de conteúdo dos tipos descritivo e derivativo. É possível inferir que um catálogo construído nos moldes dos modelos conceituais possibilita melhorias na recuperação da informação, pois amplia o acesso a outros recursos.

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Biografia do Autor

Raquel Bernadete Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Bibliotecária e doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Gestão de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Ana Maria Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Tecnologia e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho e Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina, Professora do Curso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional - PPGInfo.

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Publicado

2018-06-05

Como Citar

Machado, R. B., & Pereira, A. M. (2018). Relações Bibliográficas de Conteúdo na Descrição e Acesso de Recursos. Informação &Amp; Tecnologia, 3(1), 102–116. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/38199