Requisitos funcionais para registros bibliográficos-frbr: um estudo de sua aplicação em repositórios

Autores

  • Wellington Freire Cunha Costa Universidade Federal Fluminense
  • Elisabete Gonçalves de Souza Universidade Federal Fluminense

Resumo

Estuda o uso do modelo conceitual FRBR em repositórios digitais a fim de contribuir para uma melhor organização e recuperação dos registros de informação em bibliotecas digitais. Busca verificar se a estrutura descritiva do repositório digital se ajusta ao novo paradigma das entidades, atributos e relacionamentos. Analisa a adequação de padrões de metadados, como o Dublin Core, ao modelo conceitual FRBR. Tem como campo empírico, o repositório LUME da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de pesquisa feita na base, mostra como o repositório organiza e representa seus registros e a seguir identifica as entidades e atributos das expressões/manifestações de uma obra. Simula como seria o resultado de uma pesquisa se a arquitetura do RI-LUME fosse adequada aos princípios do FRBR. No que diz respeito aos dados de autoridade, sugere a adição de novos atributos FRAD aos metadados Dublin Core de modo a oferecer ao usuário mais informações sobre o criador das obras, incluindo as informações sobre área e linha de pesquisa, grupos, etc. Conclui que uso do modelo FRBR qualifica as entidades, as individualiza por meio de atributos e concomitantemente as relaciona, o que torna as buscas muito mais precisas dando ao usuário a oportunidade de encontrar, identificar, selecionar e obter as informações de forma simples e rápida, permitindo que este, a partir de uma questão de pesquisa, recupere todas as expressões e manifestações de uma obra ou conheça todas as obras, expressões e manifestações produzidas por uma pessoa ou entidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Freire Cunha Costa, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFF) da Universidade Federal Fluminense. Bibliotecário e Arquivista.

Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF).

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Costa, W. F. C., & Souza, E. G. de. (2018). Requisitos funcionais para registros bibliográficos-frbr: um estudo de sua aplicação em repositórios. Informação &Amp; Tecnologia, 3(1), 159–180. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/38398