Interoperabilidade em repositórios digitais: modelo de provedor de serviços interativo
Resumo
O aumento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, principalmente no que tange a Web, proporcionou a maior utilização de formatos digitais para a disponibilização de textos científicos. Nesse contexto, surgiram e vem se destacando a utilização de repositórios digitais como meio de arquivamento e de acesso das produções científicas temáticas e institucionais. Diversos protocolos e meios de acesso estão possibilitando uma melhor utilização dos repositórios em cenários distintos. A interoperabilidade e o protocolo OAI-PMH, vem colaborando em estabelecer meios de recuperar os documentos de diversas formas, mais eficientemente. Contudo, questiona-se como criar um sistema que possibilite o usuário a escolher as fontes informacionais que ele deseja utilizar em um sistema interoperável de repositórios digitais. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de criar e de implementar um modelo interoperável de repositórios digitais, que possibilite o usuário cadastrar e escolher as fontes informacionais que serão utilizadas em suas buscas. A metodologia utilizada foi do tipo exploratória e aplicada, em que a partir da bibliografia de repositórios e interoperabilidade, criou-se e implementou-se um modelo interativo de repositórios digitais. Com esse trabalho, foi possível verificar que é possível desenvolver sistema interoperável, que permita o cadastro das fontes informacionais em tempo real, fornecendo ao usuário o papel de escolher as fontes informacionais que ele deseja utilizar. Com o aporte da tecnologia Apache Solr, os resultados obtidos de diversos repositórios foram mesclados, seguindo um sistema de relevância interno deste software. O sistema criado aproxima o usuário do programa computacional, permitindo que as necessidades informacionais dos usuários sejam melhores atendidas.Downloads
Referências
BALANCIERI, R. et al. A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes. Ciência da Informação, v. 34, n. 1, p. 64-77, 2005.
BORDIN, A. S. Extensão do protocolo Z39. 50 para busca de servidores de bibliotecas digitais. 2002. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2002.
IBICT. Sobre Repositórios Digitais. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. 2015. Disponível em: <http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/repositorios-digitais> Acesso em: 15 de jun. 2016.
FERREIRA, A. M. J. F. C.; VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Inclusão digital e social de indivíduos da terceira idade por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação: o papel dos ambientes colaborativos. In.: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DA ANCIB, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: ENANCIB, 2008. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/paper/viewFile/3067/2193>. Acesso em> 20 maio 2016.
GARCIA, P. D. A. B.; SUNYE, M. S. O protocolo OAI-PMH para interoperabilidade em bibliotecas digitais. In: CONGRESSO DE TECNOLOGIAS PARA GESTÃO DE DADOS E METADADOS DO CONE SUL, 2003, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: CONGED, 2003. Disponível em: <http://conged.deinfo.uepg.br/~iiconged/2003/Artigos/artigo_09.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2016.
LAGOZE, C.; VAN DE SOMPEL, H. The Open Archives Initiative: Building a low-barrier interoperability framework. In:ACM/IEEE Joint Conference on Digitial Libraries, 2001, Roanoke. Proceedings..., Roanoke: ACM. 2001. Disponível em: <http://www.elbib.ru/index/index.phtml?page=elbib/eng/journal/2001/part6/LS>. Acesso em: 19 jun. 2016.
LEITE, F.C.L. et al. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. IBICT, Brasília. 2009. Disponível em: <http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/775/4/Como%20gerenciar%20e%20ampliar%20a%20visibilidade%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica%20brasileira.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2016.
MARCONDES, C. H.; SAYÃO, L. F. Integração e interoperabilidade no acesso a recursos informacionais eletrônicos em C&T: a proposta da Biblioteca Digital Brasileira. Ciência da Informação, v. 30, n. 3, p. 24-33, 2001.
MONTEIRO, S. D. As múltiplas sintaxes dos mecanismos de busca no ciberespaço. Inf. Inf., Londrina, v. 14, n. esp, p. 68 – 102. 2009. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2016.
OLIVEIRA, Renan Rodrigues; CARVALHO, Cedric Luiz. Implementação de Interoperabilidade entre Repositórios Digitais por meio do Protocolo OAI-PMH. Goiânia: UFG, 2009.
SANTAREM SEGUNDO, J. E. Representação Iterativa: um modelo para Repositórios Digitais. 2010. 224 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília. 2010.
SANTAREM SEGUNDO, J. E.; CONEGLIAN, C. S. Tecnologias da Web Semântica aplicadas a organização do conhecimento: padrão SKOS para construção e uso de vocabulários controlados descentralizados. In: Organização do Conhecimento e Diversidade Cultural. Marília: Fundepe, 2015, v. 3, p. 224-233.
SAYÃO, L. et al. Implantação e gestão de repositórios institucionais. EDUFBA, Salvador. 2009.
SHINTAKU, M. Federação de Repositórios Científicos: identificação, análise e proposta de modelo baseado nas tendências tecnológicas e da Ciência. 2015. 268 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília. 2015.
VIANA, C. L. M.; ARELLANO, M A. M; SHINTAKU, M. Repositórios institucionais em ciência e tecnologia: uma experiência de customização do DSpace. 2013. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/7168/1/viana358.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2016.