O papel do profissional da informação na automação de serviços de informação utilizando o método ágil Scrum

Marcio de Carvalho Victorino, Marcelo Schiessl

Resumo


A evolução e popularização dos recursos de tecnologia da informação tornaram a automação das unidades de informação uma atividade de fundamental importância para atender à demanda crescente por serviços de informação informatizados que podem ser consumidos a partir de qualquer lugar e hora do dia. Nesse contexto, torna-se necessário que o profissional da informação se prepare para atuar ativamente em equipes de projetos de automação de serviços de informação para que esses serviços tenham qualidade. No início da década de 1990, surgiram os métodos ágeis para o gerenciamento e desenvolvimento de software que se popularizaram rapidamente devido ao alto índice de sucesso obtido. O método Scrum é um dos método mais populares utilizados para o gerenciamento ágil de projetos. Uma equipe Scrum é composta por profissionais de computação e pelo gestor do escopo, que é um profissional que domina os conhecimentos a respeito dos processos que serão automatizados por meio do desenvolvimento de software. Assim, o presente trabalho tem por objetivo sugerir uma nova competência a ser desenvolvida pelo profissional da informação, a de gestor do escopo de projetos de desenvolvimento de software para a automação de serviços de informação por meio da utilização do método ágil Scrum. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, sendo a pesquisa exploratória, visto que partiu dos estudos dos Serviços de Informação, do Profissional da Informação e de métodos ágeis, para estabelecer um elo entre tais conceitos. Em seguida, por meio de um estudo de caso, descreve-se a atuação do profissional da informação no ciclo de desenvolvimento de software, apresentando as responsabilidades e artefatos gerados e gerenciados por esse profissional. Esse estudo de caso permitiu verificar a viabilidade do profissional da informação assumir o papel de Product Owner em projetos de automação de serviços de informação utilizando o método Scrum.

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DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2018v5n2.44486

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