Teste de acessibilidade em sites de comércio eletrônico com usuários cegos

Ítalo José Bastos Guimarães, Marckson Roberto Ferreira de Sousa

Resumo


Apresenta os principais resultados obtidos com a realização do Teste de Acessibilidade em sites do comércio eletrônico com usuários cegos. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa. A estratégia de coleta de dados adotada foi a realização de um teste de acessibilidade na web. Foram cinco usuários cegos que participaram do teste avaliando os três maiores sites de comércio eletrônico na modalidade de negócios business to consumer (empresa para consumidor): (1) Americanas, (2) Walmart e (3) Netshoes. De um modo geral, pode-se avaliar que o desempenho da empresa Americanas foi positivo apenas na primeira tarefa do teste e nas demais foi declinando. Em relação ao website da empresa Netshoes ficou evidenciado que os usuários sentiram dificuldades de interação na página inicial, porém, à medida em que avançavam no teste esta interação foi aprimorada, recebendo uma melhor avaliação. O mesmo fenômeno foi observado no que se refere ao website da empresa Walmart, que, por sua vez, recebeu a maior avaliação geral nas tarefas 2 e 3. Portanto, comparando os resultados obtidos, pode-se gerar uma classificação de desempenho com melhor avaliação do website para a empresa Walmart, em segundo lugar o website da Netshoes e em terceiro lugar o website da Americanas. De modo geral, os websites pesquisados possuem barreiras de acesso que proporcionam dificuldades de navegação para os usuários cegos, com a hipótese de levar estes usuários a desistência.


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DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2018v5n2.44657

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