Medicina e humanização: Contribuições da Logoterapia

Autores

  • Marcus Tulio Caldas Universidade Católica de Pernambuco
  • Maria Eugênia Calheiros de Lima
  • Wellington Martins de Lira
  • Zirlana Menezes de Teixeira Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir a respeito da experiência do principal autor em sua atividade profissional como médico em hospitais de média e alta complexidade, assim como das reflexões e comentários dos demais autores do texto. Ao se referir à média e alta complexidade queremos enfatizar a experiência dos pacientes acometidos por doenças de gravidade clínica importante. Apesar de estar em um mundo pouco acolhedor e menos ainda propício à vivência de valores, nossa clientela pode, através de sua experiência com a equipe médica, com amigos e familiares - e através dos valores de atitude - reorientar-se para a vida neste momento crucial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Tulio Caldas, Universidade Católica de Pernambuco

Médico psiquiatra (UFF). Doutor em psicologia pela Universidade de Deusto, Bilbao Espanha, na área de família e saúde. Membro do Laboratório de Clínica Fenomenológica Existencial da Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP. Professor Adjunto III da graduação em psicologia, medicina e da pós-graduação (mestrado e doutorado em psicologia clínica) da Universidade Católica de Pernambuco. Membro da comissão científica da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial).

Maria Eugênia Calheiros de Lima

Médica (UFPE), especializada em Dermatologia (dedica-se a). Experiência clínica em Psicodermatoses e Oncologia Cutânea / Ministério da Saúde (concurso público). Mestra em Psicologia Clínica (UNICAP) e doutoranda em Psicologia Clínica na mesma instituição. Membro da comissão científica da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial); atual diretora da Associação Pernambucana de Logoterapia (APELO); docente do programa de pós-graduação da ALVEF (Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl – Curitiba – PR).

Wellington Martins de Lira

Psicólogo pela Universidade Federal de Pernambuco. Meste em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco.

Zirlana Menezes de Teixeira, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

Psicóloga CRP-02/7066 pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Graduada em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Estudos Teóricos