Prevenção do vazio existencial em adolescentes: perspectiva da logoterapia na escola

Autores

  • Fernanda Silva Miranda Faculdade Maurício de Nassau
  • Kyara Danielle Rocha Duarte Faculdade Maurício de Nassau
  • Lenildo Lima Oliveira Faculdade Maurício de Nassau
  • Liliane Crispim Santos Faculdade Maurício de Nassau
  • karen Guedes Oliveira Faculdade Maurício de Nassau

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a prevenção do vazio existencial em um grupo de adolescentes. Participaram 20 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de ambos os sexos, com faixa etária entre 16 e 20 anos. Foram realizados cinco encontros, com leitura e discussão de textos, a fim de promover reflexões, as quais foram consideradas por meio da análise de conteúdo, além do pré-teste e pós-teste das respostas coletadas pelo Questionário Sentido de Vida, que foram avaliados por meio do teste t de Student para medidas repetidas. Os resultados indicaram que a intervenção possibilitou a reflexão sobre o ser e o dever-se da existência e o desenvolvimento da percepção da busca e realização de sentido para a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Silva Miranda, Faculdade Maurício de Nassau

Estudante do quinto período do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau

Kyara Danielle Rocha Duarte, Faculdade Maurício de Nassau

Estudante do quinto período do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau

Lenildo Lima Oliveira, Faculdade Maurício de Nassau

Estudante do quinto período do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau

Liliane Crispim Santos, Faculdade Maurício de Nassau

Estudante do quinto período do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau

karen Guedes Oliveira, Faculdade Maurício de Nassau

Doutoranda em Psicologia (UFPB). Professora da Faculdade Maurício de Nassau.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Estudos Empíricos