A pedagogia marista e a gestão administrativa: transformando vidas pela educação

Autores

  • Diego Taunay Rodrigues Cardoso
  • Eliseudo Salvino Gomes Universidade Católica de Brasília
  • Fabiano Gomes Galdino
  • Janaina Estevam da Silva
  • Regiere Alves da Cruz

Resumo

Resumo: o presente artigo pretende estabelecer relações de sentido entre a Gestão Administrativa e o Estilo Marista de educar, correlacionando as organizações que estão inseridas num ambiente em que as rápidas mudanças sociais, políticas e econômicas são apontadas como incidentes de impacto, nas relações entre profissionais e organizações. Sinaliza a necessidade que as organizações, particularmente as de ensino, têm de inovar, para que cada vez mais sejam encontradas formas de alcançar a excelência, não só no contexto produtivo-lucrativo ou na aplicação de práticas como responsabilidade social e ambiental, mas também no seu caráter de missão: transformar vidas pela educação. Esse artigo, portanto, segue por uma perspectiva histórica das relações de trabalho e pelas questões existenciais do ambiente escolar. A Gestão Administrativa está pautada nas concepções específicas de educação e formação de professores; a Concepção Marista de educar está fundamentada numa formação integral do indivíduo e contemplada nas suas dimensões afetiva, ética, social, política, cognitiva e religiosa, bem como na metodologia da pedagogia da presença.

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Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Estudos Teóricos