EDUCAÇÃO PARA O SENTIDO DA VIDA: UM DIÁLOGO ENTRE VIKTOR FRANKL E FERDINAND RÖHR SOBRE INTEGRALIDADE HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2316-9923.2017v6n1.29955

Resumo

O presente artigo reflete a contribuição epistemológica de Ferdinand Rôhr (2012; 2013;) e Viktor Frankl (1991; 2012) para o entendimento da educação voltada à busca do sentido da vida numa visão multidimensional e indivisível do ser humano em seus aspectos físicos, psíquicos e espirituais. Este estudo também apresenta uma visão de homem em Röhr e Frankl e tece um diálogo de aproximação em pontos comuns de suas teorias ao apontar a vontade de sentido como força motriz a se transformar na verdadeira meta da Educação. Como resultado, propõe que a aquisição deste conhecimento permite instrumentalizar o professor para o compromisso ético e responsável no desenvolvimento de tarefas pedagógicas voltadas à valorização e dignificação da integralidade da pessoa humana. PALAVRAS-CHAVE: Sentido da Vida. Multidimensionalidade. Integralidade. Meta educacional. Tarefa Pedagógica.

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Biografia do Autor

Ana Cristina de Almeida Cavalcante Bastos, Universidade Federal Da Paraíba

Possui graduação em Estudos Sociais – UEPB/PB e Pedagogia – UVA/CE – especialidade em Psicopedagogia Institucional – CINTEP/PB– mestre em Ciências das Religiões - UFPB. Pesquisadora do grupo FIDELID - Grupo de Pesquisa Formação, Identidade, Desenvolvimento e Liderança de Professores de Ensino Religioso - UFPB e do Grupo de Pesquisa REEDUCARE – UFPB. Professora da Rede Estadual à disposição da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD - Paraíba, enquanto reabilitadora na Assessoria de Educação Especial – Professora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de João Pessoa – PMJP/PB – e-mail: anacristinabastos2008@hotmail.com

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Publicado

2018-05-28

Edição

Seção

Estudos Teóricos