A MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA: DESAFIOS E AVANÇOS

Autores

  • Carlos André Macedo Cavalcanti
  • Edson Peixoto de Vasconcellos Neto

Resumo

O Ensino Superior vive uma época de transformações que pode ser muito favorável a novas posturas e propostas. Neste quadro, a monitoria é um desafio típico do momento que o setor atravessa. A singularidade do tema que abordamos aqui está no papel do Programa de Monitoria no aprimoramento da aprendizagem discente na licenciatura em História da UFPB. O estabelecimento de procedimentos didático-pedagógicos adequados ao perfil da clientela deste Curso é a base da nossa conduta. O conteúdo que o aluno deveria já conhecer trazido do Ensino Médio é, em média, bastante deficitário e limitado. Alunos de outras licenciaturas que estiveram em disciplinas que ministramos apresentaram a mesma dificuldade. Isto torna a aula universitária, originalmente repleta de conteúdos conceituais típicos da vida acadêmica um misto de apresentação dos temas conceituais presentes na bibliografia adotada no Programa com narrativas históricas factuais que o estudante já deveria conhecer dos bancos escolares que antecederam seu ingresso na Universidade. Nos últimos três semestres, porém, uma nova experiência tem amadurecido e democratizado o debate do problema, encontrando soluções que permitiram aprimorar parte do cotidiano das aulas no sentido de buscar um equilíbrio entre o conteúdo a ser apresentado e a demanda por conhecimento que deveria ter sido adquirido antes. Esta nova prática didática veio após a adoção de um arrojado Projeto de Monitoria.

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Publicado

2006-06-20

Edição

Seção

Artigos Técnico-Científicos