MAPEAMENTO DA SUSCETIBILIDADE A MOVIMENTOS DE MASSA NO ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-7522.2022v10n1.61458

Resumo

Movimentos de massa são processos que fazem com que as rochas e materiais inconsolidados se movam por encosta abaixo pela ação gravitacional. No presente artigo objetivou-se mapear as áreas suscetíveis a movimentos de massas para o estado de Alagoas, propondo uma análise multicritério de suas variáveis físicas e morfométricas a partir do uso do Processo Analítico Hierárquico - AHP. Para isso, foi elaborado o mapeamento destas variáveis, que consistiu na elaboração de quatro produtos: declividade, pedologia, vegetação e precipitação. Para a realização da análise multicritério e álgebra dos mapas, foi realizada uma matriz de ponderação hierárquica para cada variável analisada. Posteriormente, os mapas foram combinados e interpolados, gerando a carta de suscetibilidade para o estado de Alagoas. Desse modo, o referido mapa apresentou cinco classes de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa, sendo estas: muito baixa; baixa; moderada; alta e muito alta suscetibilidade. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que a presente pesquisa foi satisfatória em mapear as áreas suscetíveis a movimentos de massa no referido estado, podendo ser utilizada como base para o diagnóstico de suscetibilidade e risco potencial a esses processos, além de ser útil ao planejamento e ordenamento ambiental do território.

Palavras-chave: Mapeamento, Movimentos de Massa, Alagoas, Brasil.

Palavras-chave: Movimentos de massa. suscetibilidade. análise multicritério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Cardoso de Araújo, UFRN

Mestranda pelo GEOCERES/ UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus CERES/CAICÓ, RN. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus CERES-CAICÓ, RN. Licencianda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus CERES-CAICÓ, RN. Monitora em Geotecnologias - PROGRAD UFRN. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia física e Estudos Ambientais. Participou ativamente em projetos de monitoria, auxiliando os docentes no planejamento e realização de atividades dos componentes ministrados.

Paulo Ricardo de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN

Bacharelando em Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CERES/UFRN, Campus de
Caicó, RN.

Ramon Jadson dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN

Bacharelando em Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CERES/UFRN, Campus de
Caicó, RN.

Rebecca Luna Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN

Geógrafa, com graduação pela Universidade Federal da Paraíba, Bacharelado e Licenciatura (UFPB 2006). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Prodema (UFPB/UEPB 2008) e Doutora em Geografia pela Universidade de Brasília, com especialidade na área de estudos teóricos e aplicados em Climatologia Geográfica (UnB 2016). Professora de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte CERES/UFRN.

Downloads

Publicado

2022-02-22

Edição

Seção

Artigos Técnico-Científicos