Que cor é essa? Analisando a experiência do daltônico no ambiente de loja

Autores

  • Jairo de Pontes Gomes
  • Marianny Jessica de Brito Silva
  • Polyanna de Lourdes Saraiva Nascimento
  • Adauto José Valentim Neto

Palavras-chave:

Daltonismo. Ambiente de Loja. Cores. Comportamento do Consumidor. Pesquisa Transformativa do Consumidor.

Resumo

O impacto do ambiente de loja na percepção dos compradores tem sido um tema bastante discutido nos estudos de Comportamento do Consumidor. No entanto, pessoas com dificuldade em distinguir ou identificar cores apresentam comportamento distinto dos demais compradores. Nesse sentido, existe uma necessidade de compreender como se dá a percepção dos elementos visuais do ambiente de loja sob a perspectiva de um daltônico. Assim, o presente trabalho buscou investigar, de forma exploratória, por meio do relato de um daltônico, as percepções providas dos estímulos visuais presentes no ambiente de loja. Utilizou-se como concepção filosófica o construtivismo social associado ao Interpretativismo, operacionalizado através da abordagem de pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso único. A partir dela, foi observado que elementos facilitadores no ambiente de loja para os daltônicos são as sinalizações das cores nas embalagens, nos rótulos e nas etiquetas dos produtos a serem comprados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASPFORS, E. Customer perception of service, store image and product assortment – from an interior store perspective. Vaasa, 2010. Dissertação de Mestrado. Degree Program of International Business, Vaasa University of Applied Sciences.

BAKER, S. M. Consumer normalcy: understanding the value of shopping through narratives of consum-ers with visual impairments. Journal of Retailing, [S. l.], v. 82, n.1, p. 37-50, 2006. BAKER, S. M.; HOLLAND, J.; KAUFMAN-SCARBOROUGH, C. How consumers with disabilities perceive “welcome” in retail servicescapes: a critical incident study. Journal of Services Marketing, v. 21, n. 3, p. 160–173, 2007. BAKER, S.; KAUFMAN-SCARBOROUGH, C; GOULD, S. Integrating consumer disabilities into models of information processing: color-vision capacity limitations and their effects on consumer choice. Advances in consumer research, v. 26, 1999.

BAKER, S. M.; STEPHENS, D. L.; HILL, R. P. How can retailers enhance accessibility: giving consumers with visual impairments a voice in the marketplace. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 9, p.227–239, 2002. BALLANTINE, P. W.; JACK, R.; PARSONS, A. G. Atmospheric cues and their effect on the hedonic retail experience. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 38, n. 8, p. 641-653, 2010.

BARBOSA, T. O. Estímulos táteis no ambiente de varejo: investigando a experiência de consumo de indi-víduos com deficiência visual na perspectiva transformativa do consumidor. 149 f. Dissertação (Mes-trado) – UFPE. Recife, 31 mar. 2014.

BATESON, J. E. G.; HOFFMAN, K. D. Marketing de Serviços. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BERMAN, B.; EVANS, J. R. Retail Management: a Strategic Approach. 6 ed. Englewood Cliffs, J: Prentice-Hall, Inc., 1995.

BITNER, M. J. Servicescapes: the Impact of Physical Surroundings on Customers and Employees. Journal of Marketing, v. 56, p. 57-71, 1992.

BRUNI, L. F.; CRUZ, A. A. V. Sentido cromático: tipos de defeitos e testes de avaliação clínica. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 69, n. 5, p. 766–775, 2006.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Art-med, 2010.

CURHAN, R. C. The Relationship Between Shelf Space and Unit Sales in Supermarkets. Journal of Market-ing Research, v. 9, n. 4, p. 406–412, 1972.

DEEB, S. S. Molecular genetics of colour vision deficiencies. Clinical and Experimental Optometry, v. 87, n. 4-5, p. 224–229, 2004.

FARIA, M. D.; MOTTA, P. C. Pessoas com Deficiência Visual: barreiras para o lazer turístico. Turismo em Análise, v. 23, n. 3, p. 691-717, 2012.

FLICK, U. Introdução a Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Pensa, 2013.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. GODOY, A. S. Estudo de caso qualitativo. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 1115-146 (cap. 4).

GORDON, N. Colour blindness. Public Health, v. 112, n. 2, p. 81–84, 1998.

HULTÉN, B. Sensory cues and shoppers' touching behaviour: the case of IKEA. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 40, n. 4, p. 273-289, 2012. KAUFMAN-SCARBOROUGH, C. Seeing through the eyes of the color-deficient shopper: consumer issues for public policy. Journal of Consumer Policy, v. 23, n. 4, p. 461–492, 2000.

KAUFMAN-SCARBOROUGH. C.; CHILDERS, T. Understanding markets as online public places: insights from consumers with visual impairments. Journal of Public Policy & Marketing. v. 28, n.1, p. 16-28, 2009. KHANNA, P.; MISHRA, S. The Impact of Sensory Branding (Five Senses) on Consumer: a case study on “Coca-Cola”. VSRD International Journal of Business and Management Research, v. 3, n. 4, 2013.

KOTLER, P. Atmospherics as a marketing tool. Journal of retailing. v. 49, n. 4, p. 48-64, 1973/1974.

LEHRL, S. et al. Blue light improves cognitive performance. Journal of neural transmission, v. 114, n. 4, p. 457-460, 2007. LOCKE, L. F.; SPIRDUSO, W. W.; SILVERMAN, S. J. Proposals that work: A guide for planning dissertations and grant proposals. 2nd ed. Newbury Park: SAGE Publications, 1987.

MATTOS, P. L. C. L. Análise de entrevistas não estruturadas: da formalização à pragmática da linguagem. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 347-373.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MEHRABIAN, A.; RUSSEL, J. A. An approach to environmental psychology. Cambridge: MIT Press, 1974.

MELO, D. G.; GALON, J. E. V.; FONTANELLA, B. J. B. Os “daltônicos” e suas dificuldades: condição negli-genciada no Brasil? Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 24, n. 4, p. 24, 2014.

NEIVA, M. Sistema de Identificação da cor para daltónicos: aplicação aos produtos de vestuário. 2008. Dissertação (mestrado em Design e Marketing) - Universidade do Minho, Portugal, 2008.

OZANNE, J; PETTIGREW, S.; CROCKETT, D.; FIRAT, F.; DOWNEY, H.; PESCUD, M. The Practice of trans-formative consumer research-some issues and suggestions. Journal of Research for Consumers, n. 19, p. 1-7, 2011.

PETKUS, E. Incorporating transformative consumer research into the consumer behavior course expe-rience. Journal of Marketing Education, v. 32, n. 3, p. 292-299, 2010.

PINTO, M. R.; FREITAS, R. C. O que os olhos não veem o coração não sente? Investigando experiências de compra de deficientes visuais no varejo de roupas. In: Anais do Encontro de Marketing da Anpad, 5. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2011.

RAGHUBIR, P. Visual perception. In: KRISHNA, A. Sensory marketing: Research on the sensuality of prod-ucts. New York: Routledge, 2010, p. 201-217 (cap. 14). REEDY, J. Marketing to consumers with disabilities. Chicago: Probus Publishing, 1993. SLIBURYTE, L.; SKERYTE, I. What We Know about Consumers’ Color Perception. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 156, p. 468-472, 2014.

SPENCE, C. et al. Store Atmospherics: A Multisensory Perspective. Psychology & Marketing, v. 31, n. 7, p. 472-488, 2014.

STAKE, R. The case study method in social inquiry. In NORMAN K. D.; YVONA, L. S. The American tradi-tion in qualitative research. v. 2, n. 2 Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2000, p 131-138

TURLEY, L. W.; CHEBAT, J-C. Linking retail strategy, atmospheric design and shopping behaviour. Jour-nal of Marketing Management, v. 18, n. 1-2, p. 125-144, 2002.

TURLEY, L. W.; MILLIMAN, R. E. Atmospheric effects on shopping behavior: a review of the experimental evidence. Journal of Business Research, v. 49, n. 2, p. 193-211, 2000. YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2016-05-29

Edição

Seção

Pesquisas científicas