Administração, Cultura Local e Gestão: Discussão Teórica e Proposições para Prática Gerencial

Autores

  • Henrique Muzzio

Palavras-chave:

Cultura Regional, Gestão Cultural, Administração de Empresas

Resumo

Esse ensaio discute a pertinência da gestão organizacional levar em consideração as especificidades culturais locais na busca pela eficiência em determinadas áreas da administração. Embora o processo de globalização tenha uma grande força institucional de impor padrões de decisão, as ressignificações locais ocorrem e são norteadoras de comportamentos, o que impacta na relação entre a organização e o mercado. Defendemos que áreas como Marketing e Recursos Humanos possuem uma relação com símbolos e culturas e, assim, os gestores devem incorporar em suas decisões fatores culturais. Discutimos ainda a pertinência desse debate ser levado para sala de aula, local de formação dos futuros gestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMOND, P. The sub-national embeddedness of international HRM. Human Relations, v. 64, n. 4, p. 531–551, 2011.

AÑAÑA, E. S.; NIQUE, W. M. O Valor dos Valores: avaliação de uma marca global por meio dos diversos brasis culturais. Revista de Administração Mackenzie, v. 10, n. 03, p. 153-181, 2009.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, Porto Alegre: Zouk, 2007.

BRETTEL, M., ENGELEN, A., HEINEMANN, F., VADHANASINDHU, P. Antecedents of Market Orientation: A Cross-Cultural Comparison. Journal of International Marketing, v. 16, n. 2, p. 84–119, 2008.

COYNE, I.; ONG, T. Organizational citizenship behaviour and turnover intention: a cross-cultural study. Int. J. of Human Resource Management, v. 18, n. 6, p. 1085–1097, 2007.

DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective ra-tionality in organizational fields. American Sociological Review, v. 48, n. 02, p. 147-160, 1983.

EDWARDS, T., JALETTEB, P., TREGASKI, O. To what extent is there a regional logic in the management of labour in multinational companies? Evidence from Europe and North America. The International Jour-nal of Human Resource Management, v. 23, n. 12, p. 2468–2490, 2012.

FOUCAULT, M. (2014). Microfísica do Poder. 24. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

KIPNIS, E., BRODERICK, A. J., DEMANGEOT, C. Consumer multiculturation: consequences of multi-cul-tural identification for brand knowledge. Consumption Markets & Culture, v. 17, n. 3, p. 231-253, 2014.

LEVINA, N.; ORLIKOWSK, W. J. Understanding Shifting Power Relations Within and Across Organiza-tions: A Critical Genre Analysis. Academy of Management Journal, v. 52, n. 4, p. 672–703, 2009.

MCSWEENEY, B. Dynamic Diversity: Variety and Variation within Countries. Organization Studies, v. 30, n. 9, p. 933-957, 2009.

MUZZIO, H. Cultura organizacional na perspectiva cultural regional brasileira. Revista Brasileira de Ges-tão de Negócios, v. 12, n. 37, p. 447-463, 2010.

MUZZIO, H.; COSTA, F. J. Para além da homogeneidade cultural: A cultura organizacional na perspectiva subnacional. Cadernos EBAPE, v. 10, n. 1, p. 146-161, 2012.

SINGH, S. K. SRINIVASAN, V., SISTA, S., PARASHAR, M. Cross Cultural conceptualizations: A case for multiple national cultures in India. Indian Institute of Management Bangalore Review, v. 20, n. 3, p. 249-262, 2008.

SOARES, D. P. S.; SILVA, C. L. O. E CASTRO, J. M. A Influência do Ambiente e da Cultura Organizacional no Papel da Área de Recursos Humanos: um Estudo Comparativo de Casos em Duas Empresas de Médio Porte. Revista Alcance, v. 19, n. 4, p.441-460, 2012.

STREHLAU, V. I.; CLARO, D. P. & LABAN NETO, S. A. Em busca da identificação de valores regionais: sub-sídios para discussão de estratégias mercadológicas. Revista de Administração de São Paulo, v. 45, n. 2, p. 116-129, 2010.

WILLMOTT, R. The Place of Culture in Organization Theory: Introducing the Morphogenetic Approach. Organization, v. 7, n. 1, p. 95-128, 2000.

XAVIER FILHO, J. L. J., MUZZIO, H. C., PAIVA JR, F. G. de, SOUSA, J. L. O Aqui e o Ali da Cultura Regional em Práticas Administrativas: A Expansão Organizacional de um Grupo Varejista de Autopeças. Gestão & Re-gionalidade, v. 31, n. 91, p. 105-121, 2015.

YU, J., CUDE, B. J. Possible Disparities in Consumers’ Perceptions Toward Personalized Advertising Caused by Cultural Differences: U.S. and Korea. Journal of International Consumer Marketing, v. 21, n. 4, p. 251–269, 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-29

Edição

Seção

Recursos educacionais