Caso para ensino: Não Zere a Quilometragem, Meu Jovem! Marketing Social para Educação no Trânsito

Autores

  • Thiago Assunção de Moraes
  • Jefferson Oliveira Silva-Lacerda

Palavras-chave:

Marketing social, educação no trânsito, violência no trânsito.

Resumo

O principal objetivo deste caso é propor uma discussão e possíveis soluções sobre a conscientização de jovens e adultos quanto ao uso do álcool conjugado com a condução de veículos automotores, uso dispositivos de segurança e prática de atos infracionais relativos ao uso desses veículos. O caso pode ser aplicado em disciplinas de Graduação e Pós-graduação latu sensu e strictu sensu, exigindo para cada um dos contextos um nível de reflexão na resposta de acordo com a maturidade acadêmica em curso. Para tanto, os conceitos utilizados na sua aplicação do caso se valerão da teoria do marketing social na definição de mensagens, mensageiros e estratégias criativas de promoção para atingir o público-alvo e provocar reflexão quanto aos dados sobre a violência no trânsito, causas e consequências de atos infracionais de trânsito e medidas protetivas que busquem mudança de atitude desse público. A cidade de Picos vem se fortalecendo como um pólo regional em saúde e educação, tornou-se uma das cidades de trânsito mais violento do Brasil, proporcionalmente, levando à morte jovens que conduzem veículos sem o devido uso de equipamentos de segurança e em muitos casos embriagados. Uma audiência pública foi o ponto de partida para a solução desse dilema, onde para uma mudança de comportamento o conhecimento sobre cada ferramenta de Marketing Social deve se adequar à causa.

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Publicado

2016-05-29

Edição

Seção

Recursos educacionais