Os Não Humanos Têm Vida? Um Caso sobre o Ensino em Administração

Autores

  • Nívea Marcela Marques Nascimento Macêdo Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Recursos Materiais, Aulas, Ensino, Administração

Resumo

O caso relata a história de dois professores do curso de administração de uma universidade federal que pensam em mudar suas práticas de ensino para um abordagem mais ativa e material. A partir disto, discorrem sobre as resistências e problemas de inserir os recursos materiais como vídeos, softwares e outros nas aulas. O tema do caso é o uso dos recursos materiais como contribuintes ao preparo, disposição e acompanhamento das aulas do ensino superior em Administração. Eles relatam as resistências de alguns professores, a falta de preparo e competências dos alunos para participar de tais aulas e principalmente a falta de competências também destes professores, que relatam não ter tido preparo durante suas etapas de pós-graduação. O professor Manoel é um profissional experiente mas tem dúvidas sobre os pontos positivos e negativos da inserção de um ensino diferente no curso. Professor Flávio está há pouco tempo na universidade mas já consegue ver as oportunidades e vulnerabilidades do curso e de métodos diferentes. Manoel apesar de concordar com Flávio, não sabe como sua experiência pode ajudar. Como desenvolver a competência do professor Manoel para ele utilizar sua experiência nesse sentido? E como o professor Flávio pode aprender a ensinar com tais recursos? O debate vai também para a opinião de alunos sobre tais inserções e mudanças nas aulas e sobre a representatividade que as práticas de ensino, a aprendizagem e competências e os estudos baseados em prática possuem para desenvolver um ensino mais prático e contributivo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nívea Marcela Marques Nascimento Macêdo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba: PPGA/UFPB. Professora no CCAE/UFPB.

Referências

Fleury, M. T. L.; Fleury, A. C. C. (2006) Estratégias empresariais e formação de competências. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Le Boterf, G. (2003) Desenvolvendo a competência dos profissionais. (3. Ed) Porto Alegre: Artmed.

Masetto, M. T. (2012) Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus.

Orlikowski, W. J. (2007) Sociomaterial Practices: Exploring Technology At Work. Organization Studies, 28 (09).

Silva, A. B.; Costa, F. J. (2014) Itinerários Para O Desenvolvimento Da Competência Docente Na Pós-Graduação Stricto Sensu Em Administração. Revista Economia & Gestão, 14 (34).

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Recursos educacionais