Gestão do convívio intergeracional nas organizações: caso para ensino do filme ‘os estagiários’

Autores

  • Maria Magdalena de Melo Moura FBV Devry
  • Carla Verônica Ramalho
  • Juliana Brêda de G. Pinheiro

Palavras-chave:

Gerações, Comportamento Humano, Trabalho em Equipe, Caso para ensino

Resumo

O processo de construção do conhecimento para adultos, deve contar com ferramentas que se aproximem da realidade dos alunos gerando assim maior possibilidade de envolvimento e interação. A pedagogia crítica é apresentada como alternativa para o ensino em administração, abordando os conteúdos, métodos pedagógicos e ligação entre teoria e prática, já que provoca uma quebra de paradigma na utilização de experiências individuais, profissionais, uso de filmes e estudos de caso. Mendonça e Guimarães (2008), defendem que os filmes são uma poderosa ferramenta não apenas para ilustrar tópicos e conceitos relacionados à administração, mas também para demonstrar aplicações de teorias da área de comportamento organizacional. A utilização de casos para ensino é uma prática já realizada para a construção ativa do conhecimento e vem se mostrando de maneira bastante positiva. Este artigo, tem como objetivo apresentar um caso para ensino com a utilização do filme “Os estagiários”, contemplando o tema convívio intergeracional nas organizações.A estória relata um grande processo seletivo para estagiários da empresa Google, composto por cincotipos de desafios que devem ser vencidos em equipe, os integrantes da equipe vencedora terá um contrato de estágio com o Google.  Este estudo de caso é proposto para ser utilizado em cursos de graduação em disciplinas como comportamento organizacional, gestão de pessoas e recrutamento e seleção. Inicialmente é apresentado a sugestão de aplicação, logo após os objetivos de ensino-aprendizagem, seguido das estratégias pedagógicas de análise do caso, apresentação da fonte dos dados, narrativa do filme e por fim questões para reflexão e discussão e bibliografias sugeridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DUTRA, J. Gestão de carreiras na empresa contemporânea. São Paulo: Atlas, 2010.

Elza Fátima Rosa Veloso, Joel Souza Dutra e Lina Eiko Nakata. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre gerações y, x e baby boomers. REGE – Revista de Gestão, 2016.

LETÍCIA REGHELIN COMAZZETTO, S. J. L. V. C. M. P. J. G. A geração Y no mercado de trabalho: um estudo comparativo entre gerações. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, 36, janiro/março 2016. 145-157.

MENDONCA, J. R. C. de; GUIMARAES, F. P. Do quadro aos "quadros": o uso de filmes

como recurso didático no ensino de administração. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 6, n.

spe, ago. 2008 . (http://www.scielo.br/pdf/cebape/v6nspe/v6nspea03.pdf).

PESSOAS, R. M. G. D. A era do trabalho 3.0. Revista Melhor Gestão de Pessoas, Janeiro 2016.

ROBBINS, Stephen Paul. Fundamentos do comportamento organizacional / Stephen Paul Robbins; tradução técnica Reynaldo Marcondes - São Paulo; Prentice Hall, 2004.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Recursos educacionais