Mais com menos: marketing de guerrilha como estratégia diferenciada na conquista do consumidor

Autores

  • Tatiane Nunes Viana de Almeida
  • Audiléia Lais Alves Bezerra
  • Erika Caroline Soares Ribeiro
  • Augusto Santana Veras de Medeiros

Palavras-chave:

Marketing Tradicional. Marketing de Guerrilha. Ferramentas Guerrilheiras. Pequenas Empresas.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo avaliar como empresas do ramo de varejo de vestuário de duas cidades localizadas na região Agreste do RN utilizam as estratégias do marketing de guerrilha, ferra-menta inovadora e com custo relativamente baixo, tendo em vista que utiliza ações não convencionais para despertar a atenção do público. Como objetivo secundário, buscou-se analisar o conhecimento dos pesquisados acerca do marketing tradicional e quais são as estratégias utilizadas pelas empresas. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, de natureza qualitativa. A amostragem foi por con-veniência, contando com a participação de seis empresas, e os dados foram analisados considerando os procedimentos da técnica de análise de conteúdo. Os resultados sugerem que, apesar de utilizarem estratégias de comunicação, o setor de marketing não é considerado relevante pelas empresas pesqui-sadas. Além disso, nenhum pesquisado afirmou conhecer o marketing de guerrilha. Por fim, percebe-se que, antes da implantação do marketing de guerrilha, é preciso que as empresas pesquisadas compre-endam a real função do marketing para o negócio e a importância do alinhamento dos quatro pilares do composto de marketing para o sucesso dos empreendimentos.

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Pesquisas científicas