A autonomia na gestão da escola pública: um estudo de caso

Autores

  • Fábio Alves de Lima
  • Jomária Mata de Lima Alloufa

Palavras-chave:

Gestão escolar. Autonomia financeira. Autonomia administrativa. Autonomia pedagógica.

Resumo

O presente artigo trata da autonomia na gestão da escola pública, observando seus aspectos financeiros, administrativos e pedagógicos, levando em consideração os limites e as possibilidades. O referencial teórico toma como base o que Libâneo (2001 e 2003), Paro (2004), Barroso (1997) e Mendonça (2000) assinalam como autonomia da escola, bem como o que está disposto na Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394/96). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada através de um estudo de caso em 47 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, sendo composta por 292 sujeitos divi-didos em 3 grupos (Direção, Coordenação e Conselho Escolar). O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um questionário formulado por questões fechadas e o tratamento destes realizado por meio de estatística descrita. Os resultados demonstram que a autonomia no contexto escolar alcançou avan-ços em seus aspectos financeiros, pedagógicos e administrativos, mas apresenta-se de forma condicio-nada e limitada, fato evidenciador de que o sistema educacional brasileiro permanece rígido e centralizador.

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Pesquisas científicas