NOTAS DE ENSINO DO CASO: estratégias de crescimento de uma rede de franquias de alimentação

Autores

  • Eurico Barreto Sprakel

Palavras-chave:

Empreendedorismo, estratégias de crescimento, franquias

Resumo

Este caso para ensino apresenta a trajetória e desafios da rede de restaurantes “Pinto no Balde”. A empresa nasce a partir da aguçada percepção de oportunidades de um casal de empreendedores, que mudam de cidade para abrir uma empresa em um setor que nunca tinham atuado. O caso tem o objetivo de mostrar o perfil empreendedor e todo o processo de criação e crescimento de uma empresa no setor de alimentação. Um conjunto de estratégias acertadas fez com que a empresa apresentasse um grande crescimento, com perspectiva futura de ampliação da rede de franquias. No relato mostra-se como foram elaboradas as estratégias competitivas e a forma da empresa posicionar-se ao longo de seu curto período de existência. A concepção e criação de uma rede de franquias, um ano após o início das atividades, demonstra o nível de planejamento dos empreendedores. O processo empreendedor, as estratégias de crescimento, as estratégias de marketing, a relação franqueador e franqueado são alguns temas que podem ser utilizados nos cursos de graduação e pós-graduação, em disciplinas de administração estratégica, empreendedorismo e processo decisório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORREA, F. T. B. S.; PEREIRA, W. C., NOVAES, A. L., CAVALHEIRO, M. E., CUNHA, E. C. B. Análise das Tipo-logias de Estratégias de Crescimento . In: VI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. SEGeT, 2009, Resende. Anais do VI SEGeT . Resende: AEDB, 2009.

DE SALLES VANCE, Patricia; FÁVERO, Luiz Paulo Lopes; LUPPE, Marcos Roberto. Franquia empresarial: um estudo das características do relacionamento entre franqueadores e franqueados no Brasil. Revista de Administração, v. 43, n. 1, p. 59-71, 2008.

DO CARMO, Gustavo Geovany Araujo; ZILBER, Moises Ari. Estratégias de Crescimento e Vantagem Com-petitiva: Um Estudo Qualitativo Sobre Franchising, na Ótica do Franqueado. Revista Eletrônica de Es-tratégia & Negócios, v. 3, n. 2, p. p. 159-179, 2011.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3 ed. Rio de Janeiro: Else-vier, 2008. 232 p.

LIMA, Aloisio Soares; LUNA, Rosemar Martins; DE SOUSA, Ana Rosa. Evolução do Sistema de Franquias no Brasil. Revista Brasileira de Marketing e-ISSN: 2177-5184, v. 11, n. 1, p. 94-112, 2012.

PORTER, M. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989. 512 p.

SAUERBRONN, João Felipe Rammelt; SAUERBRONN, Fernanda Filgueiras; HASENCLEVER, Lia. Contri-buições da economia industrial para o estudo de estratégias de crescimento a partir do sistema de fran-quia DOI 10.5752/P. 1984-6606.2011 v11n26p33. Revista Economia & Gestão, v. 11, n. 26, p. 33-61, 2011.

WRIGHT, Peter L., KROLL, Mark J., PARNELL, John. Administração Estratégica: conceitos. Trad. Celso A. Rimoli, Lenita R. Esteves. São Paulo, Atlas, 2009. 433 p.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Recursos educacionais