Casos para o ensino: uma abordagem a partir da Linguística de Texto

Autores

  • Mirelle da Silva Monteiro Araújo
  • Socorro Cláudia Tavares de Sousa

Palavras-chave:

Caso para o ensino, Gênero textual, Linguística de Texto.

Resumo

Os casos para o ensino são utilizados em cursos de formação de profissionais de nível superior com finalidade de promover uma convergência entre teoria e prática. Eles são muito utilizados no curso de Administração e lá são compreendidos como método ou metodologia. Recentemente os casos para o ensino foram utilizados na formação de professores do curso de licenciatura em Letras (ARAÚJO, 2016) e a partir da ótica da Linguística de Texto, questionamos se os casos para o ensino são apenas método ou metodologia. Este ensaio tem como objetivo geral apresentar uma nova perspectiva para os casos para o ensino, demonstrando como eles se configuram enquanto gênero textual, apresentando regularidades textuais, nos papéis sociais, nos processos de leitura e escritura. Para cumprir o objetivo proposto, pro-cedemos a uma revisão teórica sobre casos para o ensino na literatura da área de Administração sob o ponto de vista da noção de gênero textual proposta por Swales (2009) e da metodologia de análise de gêneros proposta por Paré e Smart (2003).

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Recursos educacionais