Uso de Filmes para Ensino de Gestão: uma Proposta Metodológica

Autores

  • Bruno Brettas Franco Universidade Federal fluminense
  • Júlio Cesar Andrade de Abreu Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Gustavo da Silva Motta Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Ana Clara Reis Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

O cinema constitui uma linguagem de formação. Entretanto, não raras vezes, seu consumo é passivo e superficial, privilegiando aspectos emocionais e subutilizando seu potencial como linguagem de conhecimento. Como suporte efetivo do conhecimento, o uso de filmes pode ser utilizado como recurso didático que proporcione a construção de novos conhecimentos. Porém, uma leitura mais reflexiva exige um procedimento que leve em consideração sua linguagem específica, desconstruindo-o, reorganizando-o e atribuindo significados antes não percebidos. Desta forma, torna-se necessário a inserção de uma proposta metodológica de análise fílmica e utilização de filmes como prática de ensino-aprendizagem de gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Brettas Franco, Universidade Federal fluminense

Aluno de mestrado em administração

Júlio Cesar Andrade de Abreu, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com período de estágio sandwich na Universidade Complutense de Madri, Espanha. Mestre em Administração (UFBA) com período de estágio sandwich na Universidade de Coimbra, Portugal. Especialista em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa (UFMG) e em Administração de Sistemas de Informação (UFLA). Atualmente é coordenador do Curso de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF) Pólo Universitário de Volta Redonda na modalidade semipresencial (PNAP/UAB/CEDERJ). Temas de pesquisa atualmente: Administração Pública e Gestão Social, Democracia Participativa, Democracia Digital, Tecnologias Sociais, Economia Solidária, Redes Sociais e Participação Popular.

Gustavo da Silva Motta, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor (2012) e mestre (2009) em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui graduação em Administração de Empresas (2001) e especialização em Gestão Estratégica de Marketing (2003). Atualmente é Professor da UFF – Universidade Federal Fluminense, Referee das Revistas BAR (Brazilian Administration Review – Qualis A2) e da RAC (Revista de Administração Contemporânea – Qualis A2), Líder do grupo de pesquisa GPADES (UFF), Pesquisador do NACIT (UFBA) e LAGOS (UFF) e Avaliador do INEP/MEC. Tem experiência na avaliação de projetos inovadores emergentes (Seed Capital) para o Fundo CRIATEC (BNDES/BNB). Se dedica a pesquisar a utilização de indicadores patento-cientométricos para avaliação de projetos inovadores e a aplicação de Jogos de Empresa para a formação em Administração.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Recursos educacionais