Precisa-se de um Administrador mais experiente?

Autores

Palavras-chave:

Papéis do administrador, conflito trabalho-família, idoso.

Resumo

Esse caso é baseado no filme The Intern (Um Senhor estagiário), filme americano, de classificação livre, que estreou em setembro de 2015 e é dirigido por Michael Lange. A história trata de uma empresa e-commerce, que cresceu rapidamente tanto em relação ao mercado quanto ao quantitativo de funcionários. No entanto, observando a quantidade de papéis desempenhados por sua gestora e os conflitos vivenciados trabalho/família, os investidores sugerem a possibilidade de contratar um administrador mais experiente para resolver os problemas da empresa.  Além disso, aborda-se o contexto de contratação e discriminação de estagiários idosos na empresa, visando promover uma reflexão sobre a preparação de pessoas para lidarem com o contexto da reinserção de aposentados no mercado de trabalho.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Aguiar Porfírio de Lima, Universidade Federal da Paraíba-UFPB Programa de Pós-Graduação em Administração-PPGA

Mestre em Administração, Especialista em Direito Público, Graduada em Direito e em Administração. Trabalha na Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba. Tem interesse em estudos sobre Estado, Trabalho e Sociedade, principalmente com foco em envelhecimento e aposentadoria.

Referências

BARTOLOMÉ, F.; EVANS, P.A.L. Must success cost so much? Harvard Business Review, p.137-148, mar./abr. 1980.

BOHLANDER, George W; SNELL, Scott; SHERMAN, Arthur. Administração de recursos humanos. 16ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

HILL, L.A. Desenvolvendo as estrelas do desempenho. In: HESSELBEIN, F.; COHEN, P.M. De líder para líder. São Paulo: Futura, 1999.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel de recursos humanos nas organizações. 4ª ed. Barueri, São Paulo: Editora Manole, 2014.

COHEN, P.M. De líder para líder. São Paulo: Futura, 1999.

MINTZBERG, H. The manager´s job: Folklore and fact. Haward Business Review, vol. 6, n. 8, mar./apr. 1990.

SILVA, A. B. A Vivência de conflitos entre a prática gerencial e as relações em família. 2005, 272 fls. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, SC.

__________. Como os gerentes aprendem? São Paulo: Saraiva, 2009.

__________.; ROSSETTO, C.; REBELO, L. Fontes e consequências dos conflitos na relação trabalho-família de mulheres-gerentes. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, out/dez, p. 15-25, 2010.

SPINDOLA, T.; SANTOS, R.S. Trabalho versus vida em família. Conflito e culpa no cotidiano das trabalhadoras de Enfermagem. Ciencia y Enfermeria, vol. 10, n. 2, p. 43-52, 2004.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Recursos educacionais