Como, Por Que e Para Onde Vamos? O Caso de Internacionalização Da Weg

Autores

  • Germana Tavares de Melo Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O objetivo deste caso para ensino é abordar a temática da internacionalização de empresas, mais especificamente, das teorias/abordagens que explicam o processo de internacionalização das empresas, dos motivos que levam uma empresa a se internacionalizar e das estratégias de internacionalização. O caso foi elaborado com base no processo de internacionalização da Weg, empresa fornecedora de soluções globais para motores elétricos, localizada na cidade de Jaraguá do Sul (SC), que, ao iniciar seu processo de entrada no mercado externo, enfrentou diversos dilemas: o problema de estabelecer distribuidores no exterior, a exigência pela normatização dos produtos, a dificuldade de conseguir montar uma rede de assistentes, a necessidade de superar a barreira do idioma, conseguir tornar a exportação uma prática contínua e implantar uma filial comercial no exterior. Entretanto, o principal dilema é acerca da decisão de qual estratégia de expansão internacional deve ser adotada, diante de uma fracassada joint venture com uma empresa argentina. Tal situação leva o aluno a desenvolver tanto a sua capacidade de tomar decisões diante de momentos difíceis, quanto a aprimorar seus conhecimentos sobre as teorias/abordagens que explicam o processo de internacionalização das empresas, os motivos que levam uma empresa a se internacionalizar e as estratégias de internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germana Tavares de Melo, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em administração pela Universidade Federal da Paraíba e professora da UFPB campus Bananeiras.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Recursos educacionais