AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CCSA/UFPB

  • Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-4952-9963
  • Walmir Rufino Da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Fabiana Gama de Medeiros Gama de Medeiros Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Satisfação, Insatisfação, Estudantes, Ensino Superior.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi mensurar o nível de satisfação e/ou insatisfação com o curso efetuada pelos estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Trata-se de um estudo quantitativo destinado aos estudantes do CCSA/UFPB. Os estudantes responderam ao instrumento de maneira voluntária e espontânea. Os dados foram tratados e analisados através de métodos de estatística descritiva. Os resultados permitiram identificar um alto índice de satisfação dos estudantes do CCSA/UFPB com relação ao curso escolhido.  Os elementos determinantes da satisfação se concentram nos fatores psicológicos dos indivíduos estudados bem como no corpo docente e nas oportunidades profissionais. No tocante a insatisfação dos estudantes, a estrutura física da Instituição foi o fator mais representativo. 

Biografia do Autor

Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira, Universidade Federal da Paraíba
Departamento de Ciência da Informação
Walmir Rufino Da Silva, Universidade Federal da Paraíba
Administração
Fabiana Gama de Medeiros Gama de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba
Administração

Referências

APPLETON-KNAPP, S. L.; KRENTLER, K. A. Measuring student expectations and their effects on satisfaction: the importance of managing student expectations. Journal of Marketing Education, Newbury Park, v. 28, p. 254-264, 2006

BARDAGI, M. P.; LASSANCE, M. C. P.; PARADISO, Â. C. Trajetória acadêmica e satisfação com a escolha profissional de universitários em meio de curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Ribeirão Preto, v.4, n. 1-2, p. 153-166, 2003.

BEBER, S. J. N. Estado atual dos estudos sobre a satisfação do consumidor. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 23., Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ENANPAD, 1999. 1 CD-ROM.

CASTILLO, J. A. B.; LOPES, H. E. G. Avaliação do processo educacional num curso de Administração: o ponto de vista dos alunos. In: Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 7., 1996, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANGRAD, 1996. 1 CDROM.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 193-207, 2008.

DOUGLAS, J.; DOUGLAS, A.; BARNES, B. Measuring student satisfaction at a UK university. Quality Assurance in Education, Bingley, v. 14, n. 3, p. 251-267, 2006.

DOUGLAS, J.; MCCLELLAND, R.; DAVIES , J. The development of a conceptual model of student satisfaction with their experience in higher education. Quality Assurance in Education, Bingley, v. 16, n. 1, p. 19-35, 2008.

Doz Y. L. The evolution of cooperation in strategic alliances: Initial conditions or learning processes? Strategic Management Journal. 17: 55-83, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HERZBERG, F. The motivation to work. 18th ed. New York, Wiley, 1959.

KANAN, H. M.; BAKER, A. M. Student satisfaction with an educational administration preparation program: a comparative perspective. Journal of Educational Administration, Bingley, v. 44, n. 2, p. 159-169, 2006.

LIKERT, R. New patterns of management. New York. McGraw-Hill, 1967.

MASLOW, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review, v. 50, n. 4, p. 370-396, 1943.

MCGREGOR, D. The Human Side of Enterprise, New York: McGraw–Hill Book Co., 1960.

PETRUZZELLIS, L.; D’UGGENTO , A. M.; ROMANAZZI, S. Student satisfaction and quality of service in Italian universities. Managing Service Quality, Bingley, v. 16, n. 4, p. 349-364, 2006.

PRODANOV, C. C. Manual de metodologia científica. 3. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2006.

SOUZA, S. A.; REINERT, J. N. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, p. 159-176, mar. 2010

TAYLOR, F. W. The principles of scientific management. 6th ed. New York: Harper and Brothers, 1911.

YIN, D.; LEI, S. A. Impacts of campus involvement on hospitality student achievement and satisfaction. Education , Mobile, v. 128, n. 2, p. 282-293, 2007.

Publicado
2018-06-30
Edição
Seção
Pesquisas científicas