MARKETING DE RELACIONAMENTO ON-LINE: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Arthur Mateus Ignatowski Barcelos Universidade Federal do Espírito Santo.

Palavras-chave:

Bibliometria, Marketing de Relacionamento, Marketing de Relacionamento On-line, Mídias Sociais

Resumo

O presente artigo buscou elucidar a evolução do marketing de relacionamento por meio da apresentação das publicações voltadas para a prática do marketing de relacionamento no ambiente virtual. Utilizando técnicas de pesquisa bibliométrica, buscou-se artigos em cinco bases de dados por meio do termo “relationship marketing”. Foram identificados 618 artigos que pesquisaram a respeito da temática marketing de relacionamento no período entre 2006 e 2016, contudo, apenas 21 estudaram a sua pratica na internet. As informações extraídas dos artigos para análise foram: nome do periódico e dos autores, ano de publicação, número de citações, ramo de atuação das empresas estudadas e método de análise utilizado. Os resultados encontrados indicam uma baixa produção de artigos com um modesto número de citações por artigo. Conclui-se que a pesquisa relacionada ao tema ainda é incipiente e requer maior atenção dos pesquisadores. As publicações estão apresentando um crescimento nos últimos cinco anos, no entanto, a quantidade de artigos elaborados por ano ainda pode ser considerada baixa.

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Biografia do Autor

Arthur Mateus Ignatowski Barcelos, Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Pesquisas científicas