MARKETING DE RELACIONAMENTO ON-LINE: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

  • Arthur Mateus Ignatowski Barcelos Universidade Federal do Espírito Santo.
Palavras-chave: Bibliometria, Marketing de Relacionamento, Marketing de Relacionamento On-line, Mídias Sociais

Resumo

O presente artigo buscou elucidar a evolução do marketing de relacionamento por meio da apresentação das publicações voltadas para a prática do marketing de relacionamento no ambiente virtual. Utilizando técnicas de pesquisa bibliométrica, buscou-se artigos em cinco bases de dados por meio do termo “relationship marketing”. Foram identificados 618 artigos que pesquisaram a respeito da temática marketing de relacionamento no período entre 2006 e 2016, contudo, apenas 21 estudaram a sua pratica na internet. As informações extraídas dos artigos para análise foram: nome do periódico e dos autores, ano de publicação, número de citações, ramo de atuação das empresas estudadas e método de análise utilizado. Os resultados encontrados indicam uma baixa produção de artigos com um modesto número de citações por artigo. Conclui-se que a pesquisa relacionada ao tema ainda é incipiente e requer maior atenção dos pesquisadores. As publicações estão apresentando um crescimento nos últimos cinco anos, no entanto, a quantidade de artigos elaborados por ano ainda pode ser considerada baixa.

Biografia do Autor

Arthur Mateus Ignatowski Barcelos, Universidade Federal do Espírito Santo.
Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado
2018-06-30
Edição
Seção
Pesquisas científicas