Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A Declaração de Correção de Língua Portuguesa foi anexada.
  • A Declaração de Originalidade foi anexada.

Diretrizes para Autores

O periódico Textos NDIHR aceita para publicação estudos e resultados de pesquisa relacionados a área de História, Educação, Arqueologia, Geografia e áreas afins em diálogos com as ciências humanas, que ofereçam subsídios para o debate acadêmico dos temas pesquisados pelo NDIHR/UFPB. Os trabalhos devem ser enviados apenas eletronicamente, com redação em português, inglês, francês ou espanhol, e cujo(s) autores(as) seja(m) graduados(as), mestrandos(as) doutorandos(as) ou portadores(as) do título de mestre ou doutor.

NÃO SERÃO ACEITAS propostas de estudos e/ou resultados de pesquisa contendo mais de 3 (três) autores(as);

Só serão aceitas propostas enviadas diretamente pelo sistema eletrônico de submissão de originais https://periodicos.ufpb.br/index.php/ndihr/submission/wizard

Ao submeterem contribuições inéditas ao Textos NDIHR, os(as) autores(as) devem incluir o registro de ORCID ID no momento da submissão e atualizar seus cadastros no sistema da revista com essa informação;

A proposta de publicação de estudos e resultados de pesquisa deve ser enviada com dois (2) arquivos distintos:

- O PRIMEIRO ARQUIVO A SER SUBMETIDO para publicação de estudos e/ou resultados de pesquisa deverão conter, o título, title (obrigatório); autoria (com nota de rodapé informando minibiografia, e-mail de contato, ORCID ID e se o trabalho recebe financiamento); resumo (de 300 a 860 caracteres com espaço), palavras-chave (de três a cinco), abstract (obrigatório, de 400 a 860 caracteres com espaço). Seguido do texto do estudo e/ou resultados de pesquisa e as referências finais e fontes. O texto deve ser digitado em Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, com a seguinte formatação: fonte Arial corpo 11; recuo na primeira linha de 1,25; espaço entre linhas de 1,15; margens de 2 cm; papel A4. Este arquivo deve ser identificado com o último sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas (exemplo: “SOBRENOME_artigo_completo.docx” ou “SOBRENOME1-SOBRENOME2_artigo_completo.docx”);

- O SEGUNDO ARQUIVO A SER SUBMETIDO não deverá incluir as informações de autoria ou constar quaisquer informações que identifiquem a autoria: seja nos elementos pré-textuais, no corpo do texto, ou em notas de rodapé, citação ou nas propriedades do arquivo. O arquivo deverá ser salvo como documento SEM identificação.

Sobre as ilustrações - Imagens, gráficos, quadros, tabelas, fluxogramas, desenhos etc., com seu respectivo número de ordem e título, só devem ser utilizados quando indispensáveis à clareza do texto, mediante a menção da fonte original, quando publicadas anteriormente, e devem estar no corpo do texto. As imagens devem está no formato JPEG ou TIFF, a cores ou em branco e preto, com resolução mínima de 300 dpi e dimensões máximas de 15 cm x 21 cm. A responsabilidade pela cessão dos direitos autorais das imagens (do fotógrafo e do fotografado) por seus detentores, para publicação no Textos NDIHR, é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) do estudo e/ou resultados de pesquisa submetido a esse periódico. Caso essa documentação não seja apresentada em tempo hábil à Comissão Editorial do Textos NDIHR, o material não será publicado;

As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, formando parágrafo com recuo, à direita, de 2 cm, espaçamento simples, tamanho 10 e sem aspas;

As notas de rodapé só devem ser utilizadas como notas explicativas e seguir a seguinte formatação: fonte Arial corpo 9; espaço entre linhas simples; e um máximo de 10 (dez) linhas em cada nota;

É de responsabilidade dos autores a CORREÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, antes do envio dos artigos; no item suplementar, deve-se acrescentar uma declaração do revisor do artigo, com filiação institucional e o CPF para firmar a declaração: “DECLARO que Eu: (nome do(a) revisor(a), (filiação institucional), CPF (número do CPF). Revisei e corrigi quando necessário, a escrita e a gramática do texto estudos e/ou resultados de pesquisa submetido ao Textos NDIHR (citar o nome do estudo e/ou resultados de pesquisa submetido) de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, vigente em território nacional desde 2009. Local e data. Assinatura do(a) revisor(a).

Apresentar, em anexo, DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE, conforme o modelo abaixo: Em cumprimento ao que regulamenta a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e a Lei nº 12.853, de 14 de agosto de 2013, DECLARO que os estudos e/ou resultados de pesquisa submetido ao Textos NDIHR (citar o nome do estudo e/ou resultados de pesquisa submetido) é de minha autoria e não viola os direitos autorais, conforme o Art. 184 do Código Civil Penal, Lei 10.406/2002. Local e data. Assinatura do(s) autor(es)

O periódico Textos NDIHR se enquadra na política de ética referente aos princípios éticos das pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, como determina a Resolução n° 510, de 7 de abril de 2016.

Os originais recebidos são submetidos à apreciação da Comissão e/ou rejerees ad hoc. Cabe à Comissão Editorial a decisão final de publicar os originais e de adotar, em qualquer circunstância, o sistema de blind review.

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial em textos NDIHR.

Os conceitos e as opiniões emitidos pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

As referências bibliográficas das citações, obras e autores(as) comentados devem ser feitas apenas no sistema ABNT (SOBRENOME, ano, p. indicar página). A bibliografia final deverá seguir os modelos:

ARTIGO DE PERIÓDICO:

- ALMEIDA, Maria Celestino de. Trabalho compulsório na Amazônia: séculos XVII-XVIII. Revista Arrabaldes, n. 2, p. 101-117, 1988.

- MENEZES, Maria de Nazaré Ângelo & GUERRA, Gutemberg Armando Diniz. Exploração de Madeiras no Pará: semelhanças entre as fábricas reais do período colonial e as atuais serrarias. Cadernos de Ciência e Tecnologia, vol. 15, n. 3, p. 123-145, 1998.

TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS:

- FRANCO JÚNIOR, Hilário. Modelo e imagem: o pensamento analógico medieval. In: Anais do IV Encontro Internacional de Estudos Medievais. Belo Horizonte: PUC-MG/ABREM, 2001, p. 39-55.

CAPÍTULO DE LIVRO:

- MENEZES, Mozart Vergetti de & PAIVA, Yamê Galdino de. Ilustração, população e circuitos mercantis: a capitania da Paraíba na virada do século XVIII. In: OLIVEIRA, Carla Mary S.; GONÇALVES, Regina Célia & MENEZES, Mozart Vergetti (orgs.). Ensaios sobre a América Portuguesa. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009, p. 161-179.

- SCHWARTZ, Stuart. O Brasil colonial – 1580-1750: as grandes lavouras e as periferias. In: BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina. São Paulo: EDUSP; Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 1998, vol. 2, p. 339-421.

LIVRO:

- ARRUDA, José Jobson de Andrade. O Brasil no comércio colonial. São Paulo: Ática, 1980.

TESE/ DISSERTAÇÃO/ MONOGRAFIA:

- RIBAS, Rogério de Oliveira. Tropeirismo e escravidão: um estudo das tropas de café das lavouras de Vassouras, 1840-1888. Dissertação (Mestrado em História). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1989.

Todas as propostas serão submetidas à análise de um ou mais membros da Comissão Editorial para a verificação de aspectos ligados ao conteúdo, à escrita (ortografia e gramática), forma e pertinência dos temas, ANTES de serem encaminhadas aos pareceristas membros do Conselho Consultivo ou ad hoc. As propostas que não contemplarem as normas editoriais NÃO SERÃO AVALIADAS para publicação;

Para os textos em português se exige que estejam de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, vigente em território nacional desde 2009, com todos os termos adequados à grafia e uso correntes no Brasil;

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.